sábado, 15 de setembro de 2012

ENTREVISTA | EDUARDO ANITUA E MIKEL SÁNCHEZ


"Nadal se recuperou bem, isso não é uma recaída"


  • Eduardo Anitua criou em Vitória o método de recuperação de lesões  com plasma rico em fatores de crescimento. E o Dr. Mikel Sanchez, que o aplica em Rafa Nadal.

AS - Quanto esta técnica pode acelerar a recuperação de um atleta?
Sanchez: Isso depende do paciente e da qualidade do tecido, que nos atletas de elite normalmente de pior para o desgaste. A nível muscular, pode acelerar uns 30% sobre o prazo previsto. Este tratamento evita as recaídas.
O que é?

Sanchez - Com o plasma, se estimula as células para a fabricação de tecidos. Um atleta, que gasta mais do que o tecido normal, provavelmente tem lesões degenerativas em algumas áreas. (O método PRGF-Endoret baseia-se em extrair o sangue, centrifuga-lo para concentrar as proteínas, depois da separação  "que não ajuda a regeneração do tecido" e infiltrarem no tendão danificado ou músculo).

AS - No início, houve sua relutância.

Anitua - Com o apoio da Agência espanhola antidoping  e do COE e conseguimos apresentar todos os argumentos ao COI em Lausanne, em uma dura reunião, onde ensinamos princípios biológicos e seus resultados. Por unanimidade decidiram enviar uma carta para a Agência Mundial Anti-Doping  dizendo que não tinha nada a ver com doping. Eles tomaram o bastão e dentro de 24 horas, o retiraram da lista de substâncias proibidas. Em Londres, em 2012, a maioria dos países tem aplicado rotineiramente.
E como Rafa Nadal chegou a suas mãos?

Sanchez - Bem, em 2010, com uma tendinopatia do quadríceps em péssima evolução, com baixo desempenho atlético e depois de tentar vários tratamentos. Nós aplicamos esta técnica e teve uma recuperação muito rápida.

AS - Agora enfrenta seu mais longo período parado e o estão tratando.
Sanchez: Sim. Aquela já se curou e a lesão agora é nova. Não tem nada a ver. (Sofre de uma ruptura do tendão patelar e uma inflamação na gordura de Hoffa do joelho esquerdo).

Anitua - Não é  uma recaída, mas algo totalmente diferente. A causa fundamental, em Rafa, como em outros esportistas, é a sobrecarga enorme que toma.

AS - Agassi deixou uma vez uma frase muito lembrada: "Atinja cheques contra o seu corpo ' , por sua forma de jogar tão agressiva. Certo?

Sanchez - Estes cheques foram bem gasto, ele ganhou muitos títulos. Esporte de elite nunca é saudável.

AS - Estiveram jantando com ele e o Rei em Mallorca. Nadal fica louco sem jogar. Como eles veem?

Sanchez - Bem, porque é uma pessoa muito sensata e está fazendo todos os esforços para voltar às quadras.

Anitua - Rafa nos visitou antes dos Jogos, porque  queria recuperar-se para jogar-lo. Ele tinha uma vontade enorme de ser o porta-bandeira. Mas a lesão que ele tinha, era algo que não tinha sido prolongando que o proibia de competir. Agora está com um excelente estado de ânimo e com um grande desejo de curar-se.

AS - E como vai voltar?

Sanchez - Somos apenas médicos. Nós não temos bola de cristal. Mas isso é um contratempo não mais. Voltará a competir sem problemas, pois a articulação do joelho está  perfeita.