sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Artigo - El mundo


"Nadal não deveria ter estes problemas"

Por mais que analize, Martina Navratilova não entende o que há de errado com Rafael Nadal.A ex-número mundo e canhota como ele, a americana acredita que não há razão para o espanhol sofra tantos problemas no joelho. E ser entusiasma por haver uma possível solução.

"Eu não sei o que é, não sei o suficiente sobre o seu joelho, mas com o quão forte ele é não deveria ter muitos problemas, mesmo com seu jogo sendo tão físico. É Muito jovem ainda", disse a nove vezes campeão de Wimbledon durante uma recente entrevista com a agência dpa, em Nova York.


Nadal está fora do circuito desde 28 de junho, quando caiu na segunda rodada de Wimbledon. Seus problemas crônicos no joelho voltaram como no passado, e ao espanhol, que caiu para o quarto lugar no ranking mundial, não é esperado no circuito até janeiro, no Aberto da Austrália. Navratilova, que em uma semana completará 56 anos, é uma lenda do esporte.

Considerado por muitos como a maior jogadora de todos os tempos, a americana nascida na antiga Checoslováquia pode conversar algumas vezes com Roger Federer, mas nunca com Nadal. "Nunca falei com ele!Eu adoraria fazer, como com todos os melhores jogadores.Saber a sua filosofia, o que o impulsiona, ver se há semelhanças entre grandes campeões. Com Roger falou algumas vezes, mas eu adoraria passar um tempo com Rafa ".

Steadman, o doutor recuperador

"Espero que se recupere .." falou Navratilova antes de sugerir uma possível solução a Nadal. "Acho que deveria ver o Dr. Steadman, no Colorado. É um dos melhores cirurgiões do mundo, se não o melhor. Ele operou meus joelhos há 20 anos e de muitas outras pessoas que tiveram operações ruins. Mas Rafael não teve nenhuma cirurgia, assim deve ser mais fácil de solucionar."

O Dr. Richard Steadman é amplamente conhecido no esqui  a tal ponto que faz parte do Hall da Fama de Vail, Colorado, uma das mecas dos esportes de inverno. Especializado em cirurgia de microfraturas nos joelhos, operou grandes nomes do esqui como o luxemburguês Marc Girardelli. "Depois da operação Marc o chamou e perguntou quando podia esquiar. O Dr. Steadman lhe disse que esquiaria, mas somente em uma perna. Girardelli lhe telefonou novamente dias depois e lhe disse que todo havia sido fantástico., que não estava esquiando em uma perna só...A que havia operado! 'Não me referia a isso', disse o doutor..."

Dr. Steadman está ciente da proposta de Navratilova a Nadal, mas recusou o pedido da dpa de comentar sobre a situação do espanhol. Navratilova acredita que Nadal "treina na maioria das vezes no saibro", ou que, em qualquer caso, "deve fazer para tirar a pressão sobre as articulações." "Por anos eu joguei Roland Garros e Wimbledon, e ao passar para o cimento, os joelhos doíam por uma semana, mas depois a dor ia embora. Um ano, a dor ainda não tinha ido. Continuei jogando com dor, e eu fiz isso por quatro anos. O que aconteceu comigo aconteceu com muita gente jogando tênis em quadras duras, e Steadman me ajudou. "

"Na verdade eu quero ajudar Rafa. Tenho certeza que ele tem todo o tipo de ajuda com esse problema do joelho, mas tem este problema há muitos anos ...". A multicampeã acha que o problema é plica sinovial de Nadal, uma membrana no joelho quando irritado pode causar dor, desconforto ou bloqueio do joelho.

"Lembre-se, quando tive aquelas câimbras?" Pergunta Navratilova se lembrando do ataque de câimbras de Nadal durante uma conferência de imprensa no Aberto dos EUA em 2011. "Eu também tive isso, eu não podia andar. Algumas vezes passava em cinco minutos e às vezes levava três dias para andar corretamente novamente. Mas quando me abriram isso nunca voltou a acontecer. Isso foi há 22 anos ... ".


...

Cada caso é um caso Martina, não vá enfiando um bisturi no joelho do garoto sem nem ao menos saber o que ele tem. Bisturis somente em casos extremos darling.