Nadal: "O público de Madri sempre foi incrível comigo"
O mundo No.2 já tem tudo pronto para enfrentar mais uma edição do Mutua Madrid Open, um torneio que lhe deu muitos sucessos. Antes da reunião com a mídia hoje, ele tirou um tempo para dar uma entrevista exclusiva para a página oficial do Mutua Madrid Open.
Rafa Nadal da Espanha venceu a Mutua Madrid Open duas vezes e depois de perder o último ano passado contra Novak Djokovic, ele está determinado a obter o título de volta na Caja Mágica. Antes de sua estréia em 2012, o espanhol encontrou com o pessoal do site oficial para responder algumas nossas perguntas.
P - Depois de vários meses sem ganhar torneios você venceu em Monte Carlo e no Conde de Godo, torneios que você ganhou oito e sete vezes, respectivamente. Como você se sente depois de ter recuperado o caminho para a vitória em dois torneios tão importantes para você?
RN - Estes torneios têm sido sempre muito importante na minha carreira. Eles são os primeiros a jogar em quadras de saibro a cada ano e é um momento, como eu digo, muito importante para mim porque eu sei que é onde eu tenho mais chances de jogar bem e, portanto marcam as primeiras semanas. Felizmente estava tudo bem e eu pude repetir vitórias, que no final é que conta.
P - Você também quebrou a série de derrotas ante Novak Djokovic, depois de perder sete finais seguidas para ele. O que você pensou depois de vencê-lo em Monte Carlo?
RN - Sim, é verdade que nas últimas sete vezes ele havia me vencido e eu tenho que dizer que não é eu goste de perder, mas também é verdade que enfrentá-lo na final também é um bom resultado. Na Austrália, no início deste ano estive perto, no final não consegui, e como eu sempre eu segui, treinei e melhorei. Acho que joguei contra ele em Monte Carlo em um nível muito alto e fui capaz de quebrar essa sequencia para finalmente conseguir um título.
P - Na semana passada, em Barcelona e mais uma vez aqui em Madrid você tem grande apoio da torcida. Quão importante para você é poder jogar na frente de seus fãs e sentir todo esse apoio?
RN - Sim, jogar na Espanha, em casa, é sempre especial. Eu sempre disse que jogar aqui é como em nenhum outro lugar no mundo. O público aqui em Madrid sempre foi incrível comigo. Algumas das minhas realizações teriam sido impossíveis sem o apoio deles. Eu ainda lembro-me do meu jogo contra o Ljubicic. Foi o público que me ajudou a virar esse jogo e ganhar aquela final. Mas também me lembro do jogo contra Djokovic na Caja Mágica há três anos. E devo essa semifinal ao público.
P - Nestes tempos econômicos difíceis, você e os outros jogadores espanhóis são uma fonte de felicidade para muitas pessoas. Como é ter essa responsabilidade?
RN - Em primeiro lugar eu quero agradecer a todos que vem para nos dar o seu apoio. Estes são tempos difíceis e todos nós temos que ficar juntos e trabalhar duro. Então, para que as pessoas fazem o esforço para vir e nos ver jogar tênis, eu não posso deixar de ser grato.
P - Você ganhou o Mutua Madrid Open duas vezes e chegou à final em outras duas ocasiões. Quais são suas melhores lembranças deste torneio?
RN - Sim, a verdade é que apesar dos desafios que são adicionados a este torneio, eu tenho tido um sucesso incrível aqui e eu sou muito orgulhoso e extremamente grato também ao público e os organizadores. Como disse, a final contra Ljubicic na antiga sede da Casa de Campo ou o final que ganhei aqui contra Federer dois anos atrás, ambos foram importantes. No entanto, não é só as vitórias que me lembro, tem também muitos outros momentos nas partidas, no hotel, na cidade, no torneio em geral, que fazem ter boas recordações dos torneios.
P – Como acha que vai ser a experiência de jogar na quadra de saibro azul?
RN - Eu já disse o que penso sobre a quadra e a discordância da maioria dos jogadores com a decisão da ATP. O torneio é sem dúvida é um dos melhores do mundo e não há mais o que dizer. Agora é hora de treinar e tentar fazer o melhor possível.
P - Quais são as suas principais metas para este 2012?
RN - Continuar a melhorar, continuar me preparando da melhor maneira possível para conseguir o título em cada torneio que disputo.
Obrigado a todos!