domingo, 6 de maio de 2012

Artigo - Marca


Nadal: "Toda inovação é arriscada"

  • Davydenko, que bateu o croata Ivo Karlovic, será seu primeiro adversário em Madrid.


Além da controvérsia da quadra de saibro azul, Rafael Nadal aproveitou seu primeiro encontro com os meios de comunicação na Caja Mágica para mostrar que ele não tem premissa de que quanto mais cedo melhor e se adaptar às condições de jogo da quadra para executar a melhor possivel uma vez que começou sua caminhada em um evento especial para ele como é Madrid, onde ele é um herói local.

"Eu estou no processo de adaptação à altitude e tudo o que está mudando. Eu tento colocar a melhor atitude possível para quando começar a competir eu tenha a preparação adequada", disse Nadal, que como sempre, não olha o quadra além primeiro rodada. "Eu vejo que Davydenko está ganhando, de fato - acabou vencendo o croata Ivo Karlovic 7-6 (4), 6-3 e será seu primeiro adversário - ele é um jogador perigoso", diz ele olhando para a tela. "Em Masters 1000 não há chaves acessíveis. Não existe possibilidade de falhas, porque se você jogar mal está fora e pronto", diz ele. "O importante é jogar bem, no melhor de minha capacidade. Para mim é emocionante jogar um torneio como Madrid, onde eu possa desfrutar do status de 'local'", acrescenta.

Sobre as desvantagens da quadra, Rafa foi contundente: "Nas quadras de terra, corre o riso de que algo daia errado. Eu não quero dizer com isso de Madrid. Toda inovação tem seus riscos. A quadra é o que é, e temos que nos adaptar a ela. Tentar fazer o melhor possível. Para isso trabalho dia após dia."

Perguntado sobre seu grande rival, Novak Djokovic, Nadal respondeu que "está fazendo um grande ano, ganhando um Grand Slam e Masters 1.000. Talvez na última temporada, especialmente nos primeiros seis meses de competição, são quase irrepetível para qualquer um. No entanto, estou mais perto do número 3, que do 1. Eu olho pro ranking (os pontos são adicionados no mesmo ano), mas a coisa mais importante é ter nível. Eu tenho os pés no chão, meu objetivo é estar no Masters no final do ano, entr os oito melhores e tudo que vier será bem-vindo." encerra.