quinta-feira, 24 de maio de 2012

Artigo - As.com


A porcentagem de Nadal é recorde sobre o saibro. 

Com 247 vitórias e 19 derrotas em 266 partidas, Rafael Nadal lida com a melhor porcentagem na Era Open sobre o saibro. A porcentagem de vitórias de Nadal sobe a 92,86% dos jogos disputados. No balanço de vitórias no saibro, Bjorn Borg (86,3%) é o segundo depois de Rafa. Em seguida, vem Lendl, Connors e Vilas.


O argentino Guillermo Vilas é o líder em títulos conquistados no saibro vermelho (45): sua carreira foi longa e se estendeu até os 37 anos. Antes de cumprir 26 anos (3 de junho), Rafael Nadal ganhou 35 títulos em 54 eventos jogados no saibro.


Roland Garros - No próximo torneio Roland Garros (Grand Slam), Rafa visa quebrar o empate que tem com Bjorn Borg no recorde mundial absoluto de seis títulos. Em relação ao Aberto da França, Nadal leva vantagem sobre Borg em uma coisa: o nórdico foi eliminado em Paris duas vezes antes da final (1973, 76) ... e ambos pelo mesmo jogador: o italiano Adriano Panatta. Nadal mostra em Paris um saldo impressionante de 45-1, o melhor de todos os tempos, com uma derrota, nas oitavas de 2009, ante o sueco Soderling, que não vai jogar Roland Garros deste ano depois de sofrer de mononucleose.


Nadal arrebatou Vilas o recorde de vitórias consecutivas em partidas no saibro, Rafa conseguiu 81 vitórias consecutivas (2005-2007). Nadal também tem os recordes absolutos de títulos e vitórias nos torneios de Monte Carlo e Barcelona. Seus oito troféus consecutivos em Monte Carlo, em uma série de 42 vitórias consecutivas de 2005-2012, são um recorde para qualquer torneio.


E Rafa no saibro conquistou mais um recorde impossivel, até o momento, para qualquer outro: em 2010, Nadal contabilizou o chamado Clay Slam, ao vencer três Masters sobre o saibro (Monte Carlo, Madrid, Roma), além do Grand Slam em Roland Garros. Ninguém mais fez isso.