Monte-Carlo MASTERS ROLEX
19 abr 2012
R. Nadal / M. Kukushkin
6-1, 6-1
P - A partida foi mais fácil do que você esperava ou ...
RN - Claro, você nunca espera vitória 6-1, 6-1. Mas a partida começou de forma perfeita. Joguei muito melhor do que ontem, em minha opinião. Mais agressivo, mais sólido. Meu saque foi muito melhor. A devolução, também.
Em geral hoje fiquei feliz como eu joguei.
P - Dois jogadores torceram feio seus tornozelos durante o torneio.Você acha que os saibro está um pouco mais perigoso este ano?
RN - Não. Mas o saibro em geral não é perigoso. O problema é se a parte de trás da quadra não está cem por cento plana, que é quando é perigoso. Aconteceu com um outro, o qually, um cara francês eu acho. Eu não vi. Mas na chave principal, aconteceu com Juan, e hoje com Julien. Eu vi os dois.
O problema era exatamente o mesmo, porque em sua mente você acha que você está “slicing” (???), mas quando você encontra um pedaço como esse na quadra (indicando desigual), a parte de trás é normalmente dura, rígida, sólida. Então você encontra uma parte um pouco maior do que a outra, isto é, isso te mata. Aconteceu no mesmo lugar, em minha opinião, não?
Então, provavelmente a quadra está um pouco assim. Quando sua mente pensa que está “slincing” (???), o pé encontra algo.
P - Má sorte?
RN -: É má sorte. Os caras que fazem a quadra, eles têm que olhar em volta esta tarde, em minha opinião, não, porque eu estava com medo. Joguei com fita em ambos os tornozelos.
Mas eu acho que não é um problema do saibro, é um problema, provavelmente, de que parte da quadra está um pouco diferente. Não está em perfeitas condições.
P - Você poderia falar sobre o que Toni acrescenta, que sua presença traz quando ele está no torneio, e depois quando ele não está?
RN - Bem, depende da forma como a pergunta é feita. Não é bom para o outro treinador, não, quando ele vem comigo.
Acredito que Toni me conhece melhor do que ninguém. Estamos trabalhando juntos desde o início da minha carreira, desde três anos de idade. Então, provavelmente ele sabe o meu jogo melhor do que ninguém, não?
Mas Toni me acrescenta coisas importantes. Quando Francis Roig está comigo me acrescenta coisas diferentes, provavelmente positivas, porque ajuda o meu jogo, também. Juntos, fazem uma boa combinação para mim.
Se eu tenho que agradecer a alguém, eu tenho que dizer sempre ao meu tio, não? Sem ele, seria impossível estar onde estou hoje e ter a carreira que eu tenho. Eu não acho que tenho alguma dúvida sobre isso. Eu posso agradecer toda a minha vida ao meu tioToni, não?
Mas hoje me sinto muito bem quando ele está comigo. Mas eu me sinto muito confortável com o outro, com Francisco Roig, também.
P - Um dia triste para Novak hoje. Eu não sei se você ouviu falar sobre seu avô. Você acha que ele foi corajoso para jogar hoje?
RN - Estas são coisas pessoais. Eu não posso ter uma opinião real porque você precisa estar na posição. Depende de como a coisa aconteceu. Depende se é algo que você está esperando por um longo tempo e você pode imaginar.
Mas sempre quando acontece é difícil, não? Então eu acho que ele fez um esforço fantástico hoje. Isso significa que ele foi muito forte mentalmente hoje. Portanto, apenas parabenizo pelo que ele fez esta tarde, não?
Sinto muito por ele. Sinto muito por seu avô. Bem, disse a ele no vestiário. É difícil dizer algo nesta situação. Apenas parabenizá-lo porque sua atitude foi muito positiva.