quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Entrevista Coletiva - Shangai 2011



P. Por que você está jogando em duplas? E por que você está atrasado? 

RN - Bem, primeira resposta, eu jogo de duplas porque eu gosto de jogar duplas e muito melhor jogar duplas do que treinar. Se eu puder, isso é bom.
A única coisa negativa em duplas, quando você joga simples, e depois você tem que esperar até muito tarde para as duplas. Se não, eu gosto de jogar duplas, não?
Chegamos um pouco tarde, porque nós tivemos que tomar outro caminho para ir às quadras com público. E segunda coisa, porque estou atrasado quase sempre (sorrindo). Essa é a verdade. 

P. Você pode falar um pouco sobre como você está sentindo com este final de temporada. Olhando mais para o fim? 

RN - Eu estou bem. Acho que estou jogando bem. Eu estive muito bem no US Open. Tive bons jogos na Copa Davis. Eu tive um bom torneio na semana passada em Tóquio. Estou feliz. Eu tenho motivação suficiente para continuar jogando. Hoje eu não tenho problemas físicos, por isso estou feliz. Estou tentando manter o meu melhor em cada treino, em todos os jogos tento encontrar algumas coisas que eu realmente preciso melhorar e melhorar para o próximo ano.
Eu aproveito o resto da temporada, com certeza torneios importante ainda está lá, mas como preparação para a próxima temporada. Porque treino, eu não tenho a oportunidade de treinar muito. 

P. Houve muita conversa em Nova York sobre os jogadores se reunirem aqui para discutir questões como a programação. Você espera ter essas reuniões? 

RN - Não, eu acho que não é o momento certo para falar sobre isso. Se houver alguma informação que você precisa saber, você vai saber. Há algo, mas não é o momento certo para falar sobre isso, especialmente quando nada está claro . Não falar é melhor do que falar. 

(Ai quando chegar o US Open e a próxima rodada da Davis e todo mundo estiver mortinho começa novamente o auê. Não se faz mudança com 5 min de reclamações. Se não são firmes nas suas convicções ai que não vai haver mudança) 

P - Você é um dos jogadores mais populares em Xangai, mas você não tem títulos aqui. Você quer ser campeão desta vez? 

(Não que isso, ele só veio assinar uma bolas, fazer uns drinks e entrar em áreas VIP) 

RN - Isso é o que eu penso o tempo todo. Quando eu vou para o torneio, meu objetivo é tentar jogar meu melhor tênis e tentar vencer.
Eu tentei há alguns anos, quando a Masters Cup foi aqui. No ano passado eu tentei. Perdi na segunda rodada. 2009 joguei as finais. Então eu tive um bom resultado e alguns não tão bons. Mas ganhar um Masters 1000 ou um Masters Cup é muito difícil.
Vamos ver este ano. Vou tentar o meu melhor. Amanhã eu começo, por isso vou tentar o meu melhor para jogar amanhã também. Pensar sobre o título antes do início do torneio não é meu estilo. 

P. Falando sobre o jogo desta tarde, parece que você foi com tudo e você tentou salvar todas as bolas, mas você perdeu. Como você se sente agora?

RN - Sobre a derrota? 

P - Você tentou o seu melhor para salvar todas as bolas, mas eventualmente você perdeu o jogo. Você tem algum comentário sobre o jogo?

RN - Bem, em duplas é difícil comentar, porque especialmente a quadra, as bolas e a quadra estavam muito rápidos hoje, tudo. Tudo aconteceu muito rápido.
Acho que tivemos um segundo set terrível. No super tiebreak tínhamos de vencer. Tivemos chances. Assim é as duplas. As partidas são próximas. Você pode ganhar, você pode perder. Para mim, eu tentei. Não era nosso dia. Vamos tentar em simples agora. 

P. Você disse que agora não é o momento certo para os jogadores se reunirem. Seria o momento certo, então, os jogadores se reunirem em algum lugar lugar antes do Aberto da Austrália ou é porque Roger, como presidente do Conselho de Jogadores, não está aqui? 

RN - Eu sou o vice-presidente e eu estou aqui. Não é esse o problema em minha opinião. Talvez o meu Inglês esteja melhor, mas não bom o suficiente.
Eu disse que talvez algumas coisas estivessem acontecendo, mas não estou cem por cento certo sobre o que está acontecendo, eu não quero dizer nada, especialmente porque se eu disser alguma coisa agora e depois não acontece nada, você sabe. Sempre é melhor falar sobre as coisas quando você sabe exatamente o que vai acontecer e quando você sabe exatamente o que vamos fazer.
Então vamos ver. Vamos ver. Estou sempre em contato com o resto dos jogadores. Você sabe, eu conversei bastante com um monte de jogadores no mês passado. Vamos ver se podemos fazer alguma coisa.
O importante é que, sim, posso dizer, porque eu tenho certeza que, a maioria de nós, quase todos, pensamos da mesma forma. Portanto com isso temos o poder. Agora vamos ter de continuar encontrando o que realmente queremos para o futuro e fazer isso acontecer, se possível. 

(quero só ver se isso é verdade, porque pra mim vocês colocaram tudo em banho Maria e fogo baixo) 

P - Você teve alguns momentos muito difíceis fisicamente durante sua carreira. Você diria que este é um dos períodos mais exigentes para você emocionalmente, apenas para tentar entrar em um hábito ganhar em grandes jogos? 

RN - Difícil de ganhar grandes jogos? Grandes jogos não são só finais,na minha opinião. Semifinais são grandes jogos. Eu perdi um monte de finais desses anos - este ano não, estes anos. Estou com sorte. Mas este ano, sim, eu perdi 7-10.
Não é um hábito. Meus adversários jogaram melhor do que eu. Não fiquei contente com alguns jogos. Mas eu ganhei um monte de jogos importantes. Então, eu ganhou três semifinais muito importante contra o Andy em três Grand Slams este ano. Eu ganhei dele em Monte-Carlo. Ganhei de Roger nas semifinais de Miami, na final de Roland Garros. Eu não vou dizer agora todas as vitórias.
Mas é verdade, há algumas derrotas. Eu acho que não é verdade. Não é um dos momentos mais exigentes da parte mental para mim porque eu estou feliz com que estou fazendo. Eu entendo que tudo é uma transição, tudo é uma parte de sua carreira. Você não pode esperar jogar o tempo todo perfeito.
Eu fui muito bem este ano, não perfeito. É por isso que eu perdi alguns jogos importantes. Eu entendo que talvez isso possa ser positivo para o futuro ou negativo. Nunca se sabe.
A única coisa que está passando por minha mente agora, eu tenho ilusão suficiente para continuar treinando com motivação, forte o suficiente para continuar tentando o meu melhor e para tentar encontrar soluções para ser melhor jogador para o próximo ano.
Provavelmente se eu ganhei esses jogos de hoje a situação será diferente e eu vou ser muito feliz com tudo e eu estarei com menos atenção mental do que o que eu tinha hoje.
Então, você nunca sabe. Esperemos que isso seja positivo. Isso é o que eu tenho que pensar. Eu vou ver. Vamos ver o que acontece. Vamos tentar terminar a temporada bem.
Isso é verdade, eu tentei o meu melhor, estive em Tóquio e agora aqui em Xangai. O outro jogador que jogou mais partidas este ano não está nestes dois torneios, talvez por isso ele vá estar um pouco mais fresco para os últimos torneios do ano. Mas é um risco que eu tenho que tomar, porque eu acredito que estou bem, estou bastante apto para estar aqui.
Vou tentar o meu melhor. Vamos ver. 

(Rafa sempre muito positivo em relação a tudo. Rafa eu prometo elevar toda a minha positividade na temporada de 2012, estamos combinados?) 

P - Você sempre foi muito elogioso sobre Andy. Foi que o melhor que ele jogou contra você, em especial no terceiro set, emTokyo? 

RN - Eu acho que sim. Sim, esse foi o seu melhor jogo eu acho, em minha opinião, contra mim. Ele jogou fantástico. Não cometeu erros. Winners de todos os lugares.
Não fiquei contente com o meu terceiro set, com certeza. Semdiscussão sobre isso porque eu não posso perder, mesmo se ele está jogando fantástico, mesmo se ele está jogando perfeito, eu não posso perder meu saque três vezes seguidas.
A coisa mais fácil é dizer que ele jogou fantástico, ele jogou melhor do que nunca, ele jogou um tênis perfeito. Eu realmente não poderia ganhar esse terceiro set. Essa é a coisa mais fácil. E essa é a verdade.
Provavelmente se eu jogasse fantástico o terceiro lugar, eu perderia esse set de qualquer maneira porque, você sabe, conseguir esse nível em dois dias eu não estava pronto para jogar nesse nível.
Mas as coisas que eu tenho que melhorar é que eu tenho que servir bem o suficiente para sobreviver no jogo quando ele está jogando muito bem, e eu não. Então essa é a parte errada, a parte ruim para mim. Eu acho que é importante para o futuro. Eu tenho que sacar um pouco melhor, porque muitos jogadores estão jogando muito bem hoje. Para momentos que você não pode fazer muito quando eles estão jogando muito bem, então você tem que estar lá sobrevivendo com o seu serviço. Isso é algo que tenho que fazer para o próximo ano, com certeza. 

(uma devolução mais agressiva também seria bem legal pro ano que vem) 

P – Seu novo técnico trouxe algo diferente para você? Que abordagem você tem que ter pra bater Djokovic? 

RN - Meu tio está em casa, como de costume nesta parte da temporada, então ele não veio. Meu tio está vindo normalmente à temporada de saibro, para a Austrália, para Miami, às vezes. Ele está vindo para todos os torneios na Europa.
Mas aqui, você sabe, ele tem três filhos pequenos e ele não pode viajar toda semana. De qualquer forma, não é novo treinador. Francis Roig está comigo há sete anos. Desde de 2005, ele está comigo, quando meu tio não está viajando. Não é nada novo.
Eu não estou encontrando abordagens para bater Djokovic. Eu estou encontrando abordagens para vencer amanhã contra Guillermo Garcia.
Eu acredito 100% na minha equipe. Eu sempre acho que quando eu estou perdendo, é minha culpa, não culpa da minha equipe. Isso é o que eu pensei toda a minha vida. De modo que não vai mudar hoje, não? Eu não vou ser estúpido pensando que se eu tenho que melhorar alguma coisa é porque outra pessoa tem que vir. Eu tenho que melhorar com a minha equipe, que sabe exatamente o meu jogo e sabe exatamente o que eu tenho que fazer para continuar melhorando. Eu não preciso de qualquer mudança, especialmente porque me sinto confortável e me sinto feliz com a minha equipe.
A única chance de mudar alguma coisa será porque alguém da minha equipe quer ir. Eu não jogo ninguém no fogo. 

P. Você mencionou anteriormente que queria melhorar algumas coisas para o próximo ano. Você mencionou o seu serviço agora. Existe alguma coisa que você gostaria de compartilhar sobre o que você precisa fazer mais e melhor? 

RN - Tudo. Hoje, o tênis é um jogo muito competitivo, jogo muito completo. Um monte de jogadores joga muito bem de todos os lugares, backhand, forehand, servir. Então, se você não está melhorando a cada ano mais e mais, sua chance são menores.
Então, eu quero continuar a ter as mesmas chances que no passado e é isso que eu vou tentar. Não se esqueça é o meu sétimo ano circuito sendo dois no topo, entre No. 1 e No. 2 do mundo. Isso aconteceu porque, a primeira coisa, eu estava em perfeitas condições mentais em todos estes anos, mas segunda coisa, porque eu sempre tento melhorar e jogar melhor e melhor.
Isso é o que eu fiz. É por isso que hoje eu sou melhor jogador do que em 2005, os resultados dizem isso. Joguei muito melhor em todas as superfícies do que quando eu joguei em 2006 ou 2005.
Esse é o objetivo e é isso que eu tenho que continuar fazendo, se eu quero ficar aqui por muito tempo. Se não, eu posso parar, eu posso ser feliz comigo mesmo. 

( Você pode ser feliz e eu amigo, como sigo com a vida?) 

P - Andy Murray diz que ele pensa que o padrão no topo do jogo dos homens subiu muito este ano, todos os jogadores estão jogando muito melhor do que esse passado. Você concorda com isso? O padrão subiu? 

RN - Eu não concordo. Não estou de acordo. Acho que Djokovic, sim. Joguei pior do que no ano passado. Eu estava muito regular, provavelmente ainda mais regular do que no ano passado. Mas eu joguei um pouco pior, eu acho. Acho que Roger jogou bem, mas perdeu alguns jogos que no passado ele nunca perderia. 

P- Então Rafa 2010 venceria Rafa 2011? 

RN - Talvez. Eu não sei. Eu não sei. Mas eu acredito que Rafa 2010 tinha algo mais especial do que Rafa 2011, especialmente em situações difíceis. Essa é a verdade.
Ganhar ou perder depende de coisas muito, muito, muito pequenas. E, provavelmente, essas coisas muito, muito pequenas eu fiz um pouco melhor em 2010 do que 2011, então ...
Quando eu falo sobre melhorar ou quando falo sobre ser melhor jogador, não significa fazer grandes mudanças, não. Que não existe. Basta sempre coisas muito, muito pequenas.
Djokovic este ano já ganhou um monte de torneios, três Grand Slams, ele não perdeu partidas. Não acredito que ele tenha feito mudanças inacreditáveis em seu jogo Ele fez algumas coisas pequenas, melhor do que há alguns anos e por isso seu grande sucesso este ano.
É isso que eu vou tentar. Mas eu não estou de acordo com o que disse Andy. Eu acho que o nível, não, não era melhor do que 2010 ou 2009. Eu acho que foi semelhante. Pela minha parte e parte Roger é um pouco pior para o momento. 

(É amigos o vento sopra pra todos. Citando Dácio Campos – “10 minutinho em quadra com você Rafa isso mudaria”) 

P - Quando foi a última vez que você jogou em uma quadra tão pequena? Fale sobre a quadra menos e a multidão estar mais próxima. 


RN - Joguei muitas partidas em quadra menores, especialmente quando eu jogo duplas ao redor do mundo. Eu acho que é bom. Eu acho que a atmosfera é diferente. A única coisa que eu não gosto é que as coisas acontecem mais rápido, que a bola parece que, quando você joga em quadras menores, é mais rápido, é mais difícil devolver o serviço.
A atmosfera em geral, dentro da quadra é fantástico, tem o público muito próximo do tribunal. É bom para a multidão. Eu acho que é bom para nós. Eu acho que é uma coisa positiva que podemos fazer, nós podemos jogar em diferentes quadras em todo o mundo.

Fonte: Asap