terça-feira, 13 de setembro de 2011

El Mundo - Post 5

"Eu não vou dar a partida por vencida ou perdida até chegar o fim”
1 - Javier C.: Ola Rafa. Se as chuvas se prolongarem até a próxima semana, a ATP teria a obrigação de mudar as datas da Copa Davis ou o Aberto do EUA seria suspenso? Muito obrigado e saudações.
Nadal: Olá, eu acho que respondo tarde a esta pergunta, a menos que chova dentro de algumas horas e tenhamos que adiar a final. Em qualquer caso, este é um "Grand Slam" e não está sob a jurisdição da ATP. Não sei se a ITF consideraria adiar a eliminatória, eu duvido ...
2. David Rodrigo Moreno: Boas Novas. Primeiro, parabéns pela grande temporada que você está fazendo. Este ano, eu ouvi que você não vai jogar o torneio em Tóquio, onde é o atual campeão e defende 500 pontos, você já pensou em substituí-lo pelo torneio em Valência? Nós gostaríamos de vê-lo jogar na Espanha novamente.
Nadal: Eu adoro jogar em casa, na Espanha, mas tenho um compromisso com os organizadores do torneio em Tóquio, onde também defenderei o título do ano passado.
3. Martina Garcia: Ola Rafa. O que pode acontecer se a organização decreta que vocês tem que jogar, embora a pista esteja molhada e você venha se recusar por achar que está em más condições para jogo? Será que o jogador pode ser desqualificado ou se os dois concordam em não jogar o jogo é adiado?
Nadal: Isso mesmo, podemos ser desqualificados. Mas é raro que se chegue a esse ponto.
4. Susanna Hofmann: Olá, Rafa, Roger Federer disse que este ano a superfície da quadra do Aberto dos EUA está semelhante à da Austrália. Ele acredita que isso é negativo porque cada quadra de um Grand Slam deve ter sua própria superfície, para ser original. Você concorda? Obrigado.
Nadal: Eu não acho que é tão semelhante, mas é o mesmo tipo de superfície.
5. Julian Gutierrez: Oi Rafa. Eu queria mudar de raquete e comprar a tua, mas me disseram que não receberiam, porque você iria trocá-la no Aberto dos EUA. Como eu vi que isso não aocnteceu, eu pergunto: você pretende mudar de raquete no final do torneio? Muito obrigado por nos dar tanta alegria, saiba que de todas as partes da Espanha nós te adoramos. Boa sorte em NY.
Nadal: Eu continuo com a minha, no momento. Nós estivemos pesquisando e talvez, quem sabe, mais adiante.
6. Jaime Perez Hola Rafa. Uma curiosidade antes de sacar os jogadores de tênis costumam considerar três bolas na mão e descartam uma. Qual o critério que você usa para isso?
Nadal: Depende. Se eu quero um saque mais rápido ou mais lento, pego uma bola ou outra.
7. Ana Carrasco: Ola Rafa! Há alguns meses atrás (quando você estava jogando Roland Garros) fiz um comentário em um seu post no Facebook e depois você clicou em “CURTIR”. Fiquei emocionada de ter "interagido" com você, mas meus amigos me desencorajaram dizendo que certamente teria sido alguém da sua equipe que lida com o seu perfil em redes sociais. É isso mesmo ou você mesmo o gerencia? Obrigada pelo tempo que você nos dedica no Facebook e neste blog. Boa sorte em NY! .
Nadal: Não, não. Eu faço o Facebook e o Twitter, mas também me ajudam com as coisas (gravações, fotos, etc) .. Às vezes, eles postam, mas nestes casos, eles colocam “Rafa Team”.
8. G. Perez: Olá Rafa. Eu gostaria de perguntar o que você acha que são suas melhores qualidades como atleta, tanto física como mentalmente. Muito obrigado pelo grande exemplo que é para todos os jovens. Boa sorte este ano.
Nadal: Eu acho que eu sempre tento dar tudo e não dar a partida por vencida ou perdida, até o último ponto.
9. Maestro Fernando Hernandez: Oi Rafa. Em que equipes você treinou? Você acha que isso é obrigatório para se tornar um profissional passar pelas escolas de alto desempenho? Você fez? Boa sorte e obrigado.
Nadal: Eu não passei por estas escolas. Depende de cada pessoa. Ofereceram-me, mas meus pais entenderam que, conhecendo a minha personalidade, não era o melhor para mim.
10. Emilio Martinez: O calendário é muito exigente. Você já disse muitas vezes que deveriam torná-lo mais curto. Nós ouvimos você pedir união entre os jogadores. Isso significa que vocês estão divididos ou você acredita que seria possível um plano comum?
Nadal: Nós estamos nele, mas não é fácil. Para o próximo ano, conseguimos reduzi-lo em duas semanas.