quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Coletiva de Imprensa - US OPEN 2011






P. Como você se sentiu hoje?
RAFAEL NADAL: Bem, você sabe, eu estava praticando muito bem durante toda a semana. Eu estava nervoso com certeza. Isso é normal. É normal começar um torneio como este, com algum nervosismo. E o que aconteceu hoje, ele não ajudou, porque ele jogou muito rápido o tempo todo. Todos os tiros, ele estava tentando fazer um winner em quase todos os tiros. Por isso foi difícil para mim encontrar o ritmo. Sim, mas é um começo positivo vencer em sets diretos, mesmo que fosse inacreditável que eu ganhasse em sets seguidos. Mas é uma vitória em sets diretos. Muito feliz pela vitória. Feliz em voltar aqui em Nova York. Eu acho que não joguei tão mal assim. Mas a parte mental foi positiva, esta noite. O tênis com certeza pode melhorar. Eu tenho que jogar um pouco mais dentro da quadra. Mas estou confiante de que posso fazê-lo.
(Rafa, nós somos super ligados mesmo. Assim, que começou o 3º set eu disse: “Se o problema do Rafa era mental, ele acabou de provar que já superou!)
P. Você está preocupado com tudo sobre o seu saque? Você foi quebrado cinco vezes durante o torneio inteiro de 2010, seis vezes só esta noite.
RAFAEL NADAL: É impossível ganhar este ano (risos). Não! Eu estou brincando. Claro, o saque foi parte importante do meu jogo no ano passado. Embora o saque tenha me ajudado muito a ganhar o torneio, eu ganhei o torneio, porque eu estava jogando fantasticamente na linha de base. Então, meu jogo é da linha de base. Eu nunca vou ser um grande, você sabe o meu saque nunca vai ser enorme, eu sei disso. Mas eu posso melhorar meu saque, e é isso que eu estou fazendo. Hoje eu perdi meu saque seis vezes. Na minha opinião, não foi uma falha do meu saque. Foi uma falha, mas ele estava devolvendo muito rápido o tempo todo. Às vezes, eu fiz um saque muito bom, 126, 128, e a bola voltou inacreditavelmente rápido. E, você sabe, eu estava bastante rápido, mas eu não estava rápido o suficiente para jogar agressivo com o forehand. Isso porque eu estava um pouco mais nervoso. Mas isso é o esporte, é o jogo. Perdi seis vezes o saque. Não foi do meu saque, a falha.
P. Então você não está preocupado?
(Essa conclusão veio de que lógica, senhor jornalista? Sim, porque do pensamento cartesiano onde 2+2 são quatro, com certeza não foi!)
RAFAEL NADAL: Você sabe, eu não posso estar preocupado hoje com dois dias de folga vencendo o primeiro jogo. Se eu ganhei hoje, eu não posso dormir esta noite, amanhã, não me preocuparei. Eu estou completamente feliz. Não joguei muito neste verão. Você sabe, eu tenho uma semana fantástica de prática aqui. Eu estava praticando muito bem, muito melhor do que nos torneios anteriores. É normal, começar assim. É normal começar com dúvidas, mais nervoso. A confiança não vem assim (estalando os dedos). Você tem que encontrar sua confiança. A confiança é passar horas na quadra, competindo melhor, ganhar jogos. Hoje foi um dos jogos. Estou muito feliz de estar como estou, e estou feliz por estar jogando melhor. Vamos ver se eu estou pronto para fazer esta melhoria que farei.
P. O que você achou da quadra? Federer disse que ela está lenta. Qual é a sua impressão?
RAFAEL NADAL: Eu não consigo dizer. Eu vejo a quadra muito semelhante a do ano passado. Essa é a minha impressão. Mas todo mundo tem uma impressão diferente. Quando você chega a um torneio, uma das quadras é muito rápida, outra quadra já não é tão rápida. Depende de como você está jogando e suas impressões. E suas impressões não são as mesmas a cada ano. Assim, sua opinião de como você vê a quadra depende de como você está se movendo, como você está jogando, você sabe. Meu sentimento é o mesmo.
(Elegante e educado. Eu estou torcendo para que o piso esteja mais lento mesmo, assim será melhor para o jogo da linha de base.)
P. Como você está se movendo e como você está jogando, então?
(Senhor jornalista, você estava no começo da coletiva? Ele já falou sobre isso.)
RAFAEL NADAL: Eu acabei de falar sobre isso há 10 minutos. Eu disse que tive uma fantástica semana de prática. Hoje eu joguei mais nervoso. Hoje eu joguei nervoso. Isso é uma coisa normal. Você sabe, eu perdi alguns jogos neste verão. Mesmo que eu tivesse uma temporada fantástica, antes, tive perdas difíceis nas finais. Mas, neste verão eu não joguei muito, então a confiança não está chegando rápido. Especialmente se você não ganha um monte de jogos nos torneios anteriores, mesmo que eu estivesse praticando muito bem, com certeza isso não seria suficiente. Importante é ter vitórias como eu tive esta noite.
P. Você joga contra Nicolas Mahut na rodada seguinte. Você está pronto para jogar 10 horas contra ele?
(Jesus, Maria e José – by Meninas Vodca. Permita que isso NÃO aconteça!!)
RAFAEL NADAL: Eu não estou pronto para jogar 10 horas. Isso não vai acontecer. Isso é só em situações muito especiais, em partidas muito especiais entre dois grandes sacadores. Ele vai me quebrar antes. (Rafa e seu senso de humor – ADOROOOOO!!!)
P. O quanto essa noite ajudou na sua confiança quando nos maiores pontos você veio pra cima com seus melhores tiros?
RAFAEL NADAL: Eu tive alguns tiros passando bem em momentos importantes e para salvar set points no segundo set. Você sabe, no match point, eu tive um tiro passando muito bem, também. No breakpoint do primeiro set, acho que fiz um bom backhand para baixo da linha, também. Eu o atingi, com bons tiros. Eu acho que eu bati uns bons tiros, mas não o suficiente. Eu acho que eu bati alguns tiros fantásticos por um momento, mas eu não bati seis, sete, oito bons tiros seguidos no mesmo game, movi-me pela quadra, batendo forehands. O adversário não me ajudou. Essa é a verdade. Eu não joguei como assim. Com certeza, sempre quando você está encontrando problemas, sempre o problema está aqui, não é o adversário. Mas com certeza o adversário estava jogando muito rápido. Você sabe, nunca a bola voltou como esta. A bola vinha sempre assim (indicando muito rápido). Era difícil tentar acertar quatro, cinco forehands em uma fileira. Especialmente quando você está um pouco nervoso, seus movimentos são um pouco mais lentos. Foi o que aconteceu.
P. Você disse outro dia, falando de Cincinnati, que você não queria discutir o backhand, porque você teve queimaduras em seus dedos. Hoje à noite parecia que você estava tendo problemas para fazê-lo algum tempo, sobre o backhand de duas mãos. São os dedos ok?
RAFAEL NADAL: Os dedos estão bem melhores. Não estão cem por cento bem, mas estão muito melhores. Então o problema agora não são as bolhas. Estou feliz como eu bati o backhand. É apenas um problema da posição para bater o backhand mais dentro da quadra, para jogar o backhand com um pouco mais de confiança, porque eu estava indo muito bem durante a semana anterior. Esperemos que para o próximo jogo, eu venha a fazê-lo muito melhor. Esse é o caminho. O povo se esquece de um monte de coisas, mas no ano passado o meu primeiro jogo foi muito ruim. Essa é a verdade, mesmo que eu não tenha perdido meu saque, mas eu joguei mal contra um adversário semelhante ao de hoje. Ele jogou muito rápido. Foi uma situação diferente, mas é muito difícil começar um torneio jogando muito bem desde o início. Não estou dizendo que vou jogar fantástico nos próximos dias, mas estou confiante de que posso fazê-lo melhor.
(É, Rafa, o povo esquece de um monte de coisas como todas as finais que você chegou esse ano, seu sexto título de Roland Garros, todos os títulos do ano passado e todas as suas semanas como TOP 3 do ranking. Eita Alzheimer, porque essa memória é bem recente!)
P. Você sempre colocar muita coisa em suas sessões de prática. Você acha que talvez uma prática com intensidade ainda maior e mais tempo antes destes campeonatos que você teve para vir a este campeonato era o que você precisava para obter mais algum tempo na quadra?
RAFAEL NADAL: Meu sentimento foi de que meus movimentos durante Montreal e Cincinnati não estavam perfeito, o que foi o maior problema para mim, para melhorar. E eu pratiquei duramente. Eu pratiquei com atitude positiva em todos os momentos. Sério, eu estou muito feliz. Eu cheguei aqui, comecei a praticar aqui na segunda-feira, e desde o primeiro dia que eu tive uma prática aqui, meus sentimentos foram muito melhores do que os torneios anteriores. Eu acho que as condições me ajudam um pouco mais. Mas, você sabe, eu não ganhei um torneio. Eu não ganhei um monte de jogos. Mas eu pratiquei durante essas duas semanas com jogadores de alto nível. Então, isso é, com certeza, me ajuda a estar em melhores condições para chegar aqui. E, com certeza, isso vai melhorar. Mas eu pratiquei em casa três dias, quatro dias no máximo antes de Montreal. Sempre é difícil no início.
P. Não faz muito tempo que desde sabiamente ganhou Roland Garros. Você falou muito sobre a confiança. Se você pensar como você se sentiu confiante após aquilo e como você estava vindo aqui, foi uma diferença radical?
RAFAEL NADAL: Você sabe, um jogador fantástico, provavelmente, fez algo muito difícil de fazer melhor que foi Djokovic. E eu fiz muito bem. Foi o que aconteceu. A confiança é só porque eu não praticava o suficiente, é só porque com certeza quando você está tendo difíceis derrotas como a perda na final de Wimbledon, sua ilusão desce um pouco e você precisa se recuperar depois. Estou jogando com a ilusão muito alta aqui, alta motivação. Mas, você sabe, eu preciso de tempo. Todo mundo sabe que não é fácil perder cinco finais neste ano. E, ao mesmo tempo estou feliz porque se eu estava perdendo a final, eu continuava fazendo bem. Eu perdi a final, mas na semana seguinte eu estava em outro última semana e no próximo em outra final. Não era um grande problema mental para mim. Eu aceitei muito bem as derrotas durante a temporada. Mas com certeza depois de Wimbledon eu tive que parar por um mês, e não jogar tênis. A ilusão sempre depois da longa temporada, para mim desde Indian Wells para Wimbledon, você sabe, o corpo fica cansado, a parte mental fica cansada. Joguei todos os jogos durante esta parte da temporada, todas as finais, e perdi uns poucos. Assim, a parte mental é difícil e a parte física é dura, também. É por isso que tive que parar e eu preciso voltar. E é isso que eu estou fazendo.
(Rafa, eu te entendo. Pra mim, você está fazendo uma temporada fantástica.)