quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Rafa está livre de cirurgia

De acordo com a equipe médica que trata de Rafael Nadal, está completamente descartada a realização de uma intervenção cirúrgica no joelho esquerdo do tenista.

Ainda segundo os médicos, Nadal está seguindo corretamente um tratamento "conservador" intensivo e após o último teste constatou-se que o tendão está respondendo bem, "Os tendões estão evoluindo lentamente e nos propusemos a continuar com este tratamento e a cirurgia está totalmente excluída", declarou o Dr. Angel Ruiz Cotorro em conferência de imprensa no Real Club de Tenis Barcelona.

Especificamente a respeito da lesão, o médico esclareceu que "o que ocorreu foi uma estesopatia patelar, uma lesão a nível de todas essas fibras posteriores do tendão patelar, que tem posteriormente hoffa, gordura ao redor do tendão."

Cotorro explicou que a ruptura do tendão patelar diagnosticada não é absolutamente grave. Sobre o tratamento adotado, o médico chefe afirmou que durará cerca de um mês e constitui-se em um mix de fisioterapia, iontoforese, laser e termoterapia, "Em um período de um mês, se os exames forem bons, ele poderá voltar a treinar em quadra. Mas não é o objetivo prioritário, mas sim que o tendão recupere a força de sempre. A medicina não é uma ciência exata, mas conhecendo Rafa e observando como ele evoluiu, consideramos que é um tempo suficiente para que esteja em condições. Mas não temos que nos precipitar." Dessa forma, estima-se que em dois meses o quadro terá evoluído para o nível normal.

Perguntado sobre como Rafa sentiu-se após receber a notícia de que não poderia participar de torneios importantes como os jogos olímpicos de Londres, o US Open e a Copa Davis, Cotorro disse: "Rafa estava em uma linha totalmente positiva. Logicamente quando alguém diz que você não pode participar de competições importantes, você não fica contente no primeiro dia. Mas agora ele está em uma situação psicológica perfeita, com vontade de se recuperar e voltar o mais rápido possível". Cotorro revelou também que Rafa conta com a confiança e o apoio da família, fãs e amigos para sua plena recuperação.


Los médicos descartan la cirugía para Nadal, que podría volver en dos meses Foto: Agencia EFE / © EFE 2012. Está expresamente prohibida la redistribución y la redifusión de todo o parte de los contenidos de los servicios de Efe, sin previo y expreso consentimiento de la Agencia EFE S.A.