quarta-feira, 25 de julho de 2012

Artigo - RTVE.ES


Nadal: "Eu aposto em Ferrer e os espanhóis em Londres"

  • "O tênis nos Jogos Olímpicos é especial. Neste caso também, porque é na grama"

  •  "Eu só não me recuperei totalmente, mas a vida é assim"

Rafael Nadal, que no último minuto ficou de fora dos Jogos Olímpicos depois de não conseguir superar sua lesão no joelho, se mostrou, no entanto, confiante nas chances dos espanhóis em Londres 2012, especialmente David Ferrer. Nadal disse que "o tênis nos Jogos é uma competição especial. Neste caso também, porque é na grama. No entanto, me sinto muito patriota. Então eu gostaria que David Ferrer ou qualquer jogador espanhol ganhe o ouro olímpico", disse em uma conversa com o "EuroSport".
O número três do mundo e atual campeão Olimpíco em Pequim 2008, lamentou que o joelho o tenha retirado da competição. "Foi lamentável, por causa do meu joelho. É um problema que já estava sofrendo em Wimbledon. Só não estou totalmente recuperado para jogar. É uma vergonha enorme, porque os Jogos Olímpicos só surgem a cada quatro anos, mas é a vida e espero voltar em breve. " Rafael Nadal tem experimentou a atmosfera olímpica duas vezes. Em duplas com Carlos Moya em Atenas 2004 e Pequim 2008, onde foi campeão. O teista balear pode compartilhar a experiência com outros grandes atletas.
  
Além do tênis, Nadal é um grande fã de futebol e de golfe, que normalmente pratica quando sua agenda permite. Ele não esconde sua admiração, especialmente pelo golfista Tiger Woods. "Eu admiro muitas pessoas, mas em termos de esporte sempre gostei da mentalidade de Tiger Woods em um campo de golfe. Eu sempre gostei de seu caráter, seu olhar, quando ele enfrentou uma situação em um campo, quando tem o buraco como objetivo "disse o espanhol, que destacou sua exigênciaa mental, como no tênis.
"O golfe não é um esporte exigente fisicamente como o tênis. É isso que faz um grande também no tênis, as coisas se combinam. É um esporte muito mental e ao mesmo tempo, pode ser físicamente espetacular. Mas eu admiro o mental no esporte mais do que o aspecto físico, para o desempenho físico é muito mais fácil praticar do que o desempenho mental ", disse Nadal.
  
"Eu jogava tênis muito melhor do que futebol. Mas eu amo futebol. Eu também adoro tênis e eu acho que fiz a escolha certa. Pratico esportes coletivos e no tênis não temos muitas possibilidades de jogar em uma equipe. Somente quando estamos representando nosso país e isso é algo que eu sinto falta ", disse o jogador espanhol.
 "No tênis você está sozinho e ninguém pode ajudar. Para superar as situações ruins você só tem a si mesmo. Eu acho que é muito bom porque é um desafio. Por exemplo, no futebol, se você não está jogando bem não é determinante ou decisivo, porque há outros jogadores em campo. Mas no tênis, se você estiver jogando mal você está fora. é por isso que o tênis é um esporte mental que requer que você esteja cem por cento a cada dia. E mentalmente também deve estar cem por cento ", disse ele.
  
Rafael Nadal está em plena temporada. Atualmente ocupa o #3 do mundo, depois que perdeu o #2 logoque caiu nas segunda rodada em Wimbledon, acrescentou, contudo, o seu sétimo Roland Garros, derrotando o sérvio Novak Djokovic, ex número um.
"Fiquei muito feliz é claro. Tinha perdido vários grandes jogos contra ele antes de Monte Carlo e Roma, mas consegui mudar o pouco a dinâmica. Mas a final em Paris foi muito importante para mim porque eu estava pronto. Tudo correu bem, felizmente. Foi um momento muito emocionante ", lembrou o tenista espanhol, que definiu como um desafio vencer todos os anos em Paris.
"Eu nunca estive confiante em Roland Garros, apesar de ganhar. Sempre o encaro como se fosse uma viajem difícil e tenho que dar um passo dia após dia. Ir dia a dia porque é o torneio que vai indicar como você se sente. Se trata de encontrar uma atitude positiva e se sentir o melhor possível todos os dias," cuncluiu Rafael Nadal.