terça-feira, 10 de julho de 2012

Artigo - AS

Nadal trata do joelho para chegar aos jogos Olímpicos



Depois da eliminação em Wimbledon, Rafa Nadal foi ao médico para analisar a tendinite de seus joelhos. Por conselho dos especialistas, Rafa cancelou seu jogo com Djokovic no Bernabéu. E todas as segundas, Nadal se trata em Vitoria.

A preocupante condição dos tendões de Rafa Nadal resultou na decisão de cancelar a partida de exibição que tinha programado com Djokovic no Estádio Santiago Bernabéu, no próximo dia 14. Antes de ser eliminado em Wimbledon por Lukas Rosol, no dia 28 de junho, Nadal sofria de dores em seus joelhos, consequência de máximo esforço na temporada de saibro, onde ganhou os títulos de Monte Carlo, Barcelona, Roma e Roland Garros.

Entre Roland Garros e Wimbledon, Rafa tentou descansar, com a exceção de sua exibição em Halle, onde jogou duas partidas, como treinamento para a temporada de grama. Mas a tendinite persistia. E ...

Nadal se apresentou em Wimbledon com as dores. Mesmo não tendo sinais externos (apenas por alguns gestos na partida contra Rolsol), nem faixas nos joelhos, nem chamada aos terapeutas, os joelhos de Rafa foram escaneados para reconhecer a situação. O diagnóstico foi de certa gravidade para ser controlado com tratamento conservador durante o importantíssimo Campeonato de All England Club, onde Rafa defendia 1.200 pontos ATP.

Vitoria. Após perder na quinta-feira, 28 de junho, Nadal manteve reuniões em Vitoria com o doutor Mikel Sánchez e em Barcelona com o doutor Ruiz Cotorro, seu medico pessoal e da Federação Espanhola. A dor ia cada vez pior. Após passar por Barcelona e Vitoria, Nadal e sua equipe, de acordo com os médicos, descartaram o encontro em Madrid com Djokovic. Rafa também tirou os sisos por conselhos do doutor Eduardo Anitua, criador da técnica “de fatores” que também recebem, entre outros, Usain Bolt e Kobe Bryant: em Munique, com Has Müller-Wohlfahrt.

Ontem, Rafa voltou a Vitoria onde, na Clinica La Esperanza, Mikel Sánchez o submeteu a sua segunda sessão do mês de julho. Depois almoçaram juntos. Na próxima segunda terão um terceiro encontro. O objetivo de Rafa, agora número três da ATP, é claro: chegar em boas condições para os jogos olímpicos de Londres.

No sábado será apresentado oficialmente como porta-bandeira
Este sábado, dia 14, às 12h30, Rafa Nadal será apresentado oficialmente como o porta bandeira da esquipe espanhola nos Jogos de Londres, na sede do Comitê Olímpico Espanhol. A esquipe espanhola de tênis chegara a Londres no dia 23, se instalará na Vila Olímpica, perto do anel de recintos dos Jogos, e treinará com uniformes brancos na quadra de grama de Hurlingham Club (Chelsea). Em Aorangi Park, as quadras de treinamento de Wimbledon, sede do torneio dos jogos, só poderia treinar Rafa, sócio do All England após ganhar em Wimbledon. A Federação Espanhola também alugou uma casa em Wimbledon.