Nadal marca o caminho para a final
- Ferrer perdeu a concentração após a derrota no primeiro set e Rafa aproveitou para fechar o segundo set por 6-0
O começo da partida prometia uma partida com pontos largos, onde ambos os jogadores puderam demostrar seu grandíssimo jogo de tênis. Igualdade máxma até que Ferrer quebrou o saque de Rafa, adiantando-se em um 3-1. Mas Nadal tirou seu drive e teve o break para igualar o jogo.
Assim chegou o tie-break e ambos os jogadores não estavam dispostos a perder o set. No entanto, Ferrer cometia erros provocados por Rafa e esse conseguiu colocar-se com um 8-6 a seu favor. Foi o ponto chave da semifinal.
Um Nadal esmagador
Ferrer veio abaixo e sua concentração diminuiu a tal ponto que cometia erro após erro, pouco habitual em seu estilo. Rafa conseguiu ganhar o break e com um 3-0 a seu favor, David Ferrer decidiu não deixar tudo a perder. Reação tarde demais, já que Rafa dominava a partida.
O número 6 do mundo não entrou na partida e não manteve a concentração em nenhum momento, já que se via em desvantagem no marcador e nada podia fazer. Finalmente, Rafa conseguiu um 6-0, placar que não demonstrou o grande primeiro set que disputaram ambos.
Assim, Nadal está novamente na final do Masters 1000 de Roma, o quinto da temporada. Seu rival sairá do duelo que enfrentará Roger Federer e Novak Djokovic, os atuais 2 e 1 do mundo, respectivamente.