Nadal vence a um grande Berdych
- O Manacor se viu obrigado a jogar o seu melhor tênis diante de um Berdych que o colocou entre as cordas em alguns momentos.
O primeiro set se manteve bastante igualado. O jogo exibido pelos dois tenistas previa um jogo muito demorado, já que Berdych respondia muito bem aos ataques de Nadal e vice-versa. No entanto, o espanhol conseguiu estabelecer o placar de 6-4 colocando uma tranquilidade a seu favor.
No segundo set, tudo voltou a se igualar até que o checo quebrou o saque do numero três do mundo. Tomas Berdych começou a colocar e espanhol entre as cordas , colocando várias direitas imparáveis.
No entanto, Nadal voltou a seu jogo. Conseguiu desestabilizar a seu rival, conseguiu deuxar o checo nervoso e mudou a sua estratégia. Assim conseguiu igualar o placar a 4-4. Com o 5-5, Rafa voltou a mudar o ritmo para quebrar de novo o serviço do checo e conseguir ganhar seu saque para estabelecer o definitivo 7-5.
Dessa maneira, Rafa Nadal torna-se um semifinalista no Masters 1000 de Roma, o quinto da temporada, onde se enfrentará como também espanhol David Ferrer. Com isso a final do torneio romano terá um espanhol na final.