quarta-feira, 9 de maio de 2012

Artigo - Marca

Nadal se exibe no saibro azul



  • Não deu opções para DavyDenko
  • Seus números: 19 golpes ganhadores, seis aces, um 80% de pontos conseguidos com o primeiro saque e somente doze erros não forçados.
  • 11ª vitória consecutiva de Nadal no saibro

Tanto faz se o saibro é vermelho ou azul, sobre ele Nadal não tem rival. Deixou isso bem claro na sua estreia no Mutua Madrid Open contra o russo Nicolay Davydenko, que pouco pode fazer diante do maestro espanhol. O manacorense ganhou por um duplo 6-2 e nas oitavas se enfrentará contra Verdasco, que ganhou a partida contra Falla.

Havia muita expectativa para ver o dois do mundo na polêmica pista, dias antes Rafa já havia mostrado que não estava de acordo a respeito do “novo saibro”. O espanhol deu uma lição de tênis e os números o demonstram: 19 golpes ganhadores, seis aces, 80% de pontos conseguidos com o primeiro saque e somente doze erros não forçados.
Mesmo assim, depois da partida, comentou diante dos microfones de La Sexta que: “a quadra não o faz sentir-se cômodo. É muito escorregadia, é complicado se apoiar na hora de defender e voltar, mas tem que se adaptar”.

Davydenko não foi nem a sombra do que é. Em seus créditos tem a honra de ser o único jogador que tem o cara a cara ganhado de Nadal (6-5 depois de hoje) mas no saibro segue sem poder ganhar de Rafa. Essa é a quadra de Rafa. Desde a sua lesão no pulso em 2010 não voltou a recuperar o nível de antes.
El segundo set siguió el mismo guión que el primero en líneas generales. Esta vez Rafa empezó rompiendo directamente el servicio al ruso, siguió sacando a la perfección, llegando a bolas imposibles y dando poquísimas opciones al ruso. Quedaba claro sobre la pista por qué uno ocupa el segundo puesto de la ATP y el otro el 54.


Não deu opções ao Russo


O espanhol logo deixou claro quem ia levar o gato à água. Um game para cada um e no terceiro Nadal já quebrava o saque de seu rival. Quebrou o saque em duas ocasiões no primeiro set. Com um 5-1 a seu favor, teve duas bolas para ganhar o set, mas as desperdiçou. No seguinte game não falhou.

O segundo set seguiu o mesmo roteiro que o primeiro em linhas gerais. Esta vez Rafa começou quebrando diretamente o serviço do russo, seguiu sacando com perfeição, chegando a bolas impossíveis e dando pouquíssimas opções para o russo. Ficou claro na quadra o porquê um ocupa a segunda posição do ranking da ATP e o outro a posição 54.

É a 11ª vitória consecutiva de Nadal sobre o saibro.