Monte-Carlo - Final
R. NADAL/N. Djokovic 6-3 6-1
P - Você acha que você jogou o jogo perfeito em saque e devolução hoje?
RN - Eu acho que nunca nada é perfeito. Essa é averdade. Eu joguei um jogo muito, muito bom em primeiro lugar, em minha opinião, muito sólido depois que ele começou muito bem no primeiro game. Ele tinha 15 30. O segundo game, o saque foi muito importante. Os três saques salvaram o meu game no segundo game.
Depois disso fiquei feliz como eu joguei o primeiro set. Meu saque funcionou muito, muito bem. Claro, eu tive alguns pontos livres com o saque. Mas a coisa mais importante, após o saque, tive a chance de ir para dentro com o meu forehand um monte de vezes, então isso faz uma grande diferença, não?
Primeiro set para mim foi muito, muito importante. Joguei um nível muito elevado. Segundo set ele errou muito mais do que o habitual.
P - Ninguém gostaria de tirar nada de suas oito vitórias em Monte Carlo, que é uma grande conquista. Mas hoje não fez você sentir que Djokovic não era o melhor Djokovic ?
RN - Não, Djokovic não era o melhor Djokovic realment. Em outras finais que eu joguei contra ele, eu não era o meu melhor, também. Mas o melhor de verdade são dois. Meu melhor real é quando eu jogo bem e quando eu jogo mal. O Rafa real não é só quando eu jogo o meu melhor. O Rafa real é quando eu jogo bem, quando eu não jogo tão bem.
Se eu levar isso para mim mesmo, o mesmo para os outros.
Djokovic teve um ano e meio incrível, sendo sempre perfeito, sem erros. Hoje, sim, ele teve mais erros do que de costume. Ganhei 6 3, 6 1. Ganhar 6 3, 6 1 com certeza não é normal para ganhar do melhor jogador do mundo atualmente. Mas aconteceu. Muito feliz pela minha vitória. Desculpem-me por ele. Mas isso é esporte. Às vezes você ganha, às vezes você perde. Às vezes você joga fantástico, às vezes você joga normal, às vezes você jogar pior.
Hoje eu joguei um jogo muito bom em primeiro lugar. Em minha opinião, ele não teve um primeiro set muito ruim . No segundo, sim, mas não no primeiro.
(isso mesmo Rafa!!! Gente chata já querendo desmerecer a vitória dele. Grande vitória.)
P - Parece-me que você colocou mais velocidade no seu primeiro saque. Você concorda com isso?
RN - eu tive as sensações fortes sobre o primeiro saque. Eu servi um pouco mais longo que o habitual. A velocidade ficou entre 178-198 em quase todos os serviços. Se você tiver o percentual correto, isso é o suficiente. Se você colocar as bolas nos lugares certos, é bastante velocidade. E hoje foi uma percentagem muito elevada, em minha opinião, e direções muito boas, não? Então, eu estou muito feliz.
P - Qual é o segredo, você ganhou muitos torneios, mas você ganhou um torneio oito vezes? Qual é o segredo sobre Monte Carlo? Você tem o vento, o vento suave. É este o motivo que você joga todos os anos em um nível tão elevado?
RN - Eu sempre adorei este torneio, a sério, desde que eu era um garoto. Um dos meus sonhos era jogar aqui. É um torneio histórico, que você vê todos os seus ídolos jogarem aqui quando você é um garoto. É um torneio que eu acho que todo mundo quer o direito de jogar.
Para ter oito vitórias, a primeira coisa que deve acontecer é sorte, porque você tem que estar no caminho certo, sem lesões, em condições perfeitas em oito anos consecutivos. Isso a primeira coisa.
Segunda coisa, você tem que estar jogando quase perfeito para vencer oito títulos consecutivos, especialmente em Masters 1000. Onde os melhores jogadores do mundo jogam sempre. Você tem que ganhar dos melhores. Se você ver as finais que ganhei aqui, todos as finais são provavelmente contra os seis melhores jogadores. Isso é algo que faz com que as vitórias sejam ainda mais difíceis, não?
Então, alguns fatos devem ser unificados para finalmente acontecer esta situação muito especial, e aconteceu muito feliz. Só posso dizer muito obrigado a toda a organização, todas as pessoas que vieram aqui me apoiar, ano após ano, todas as pessoas que fazem este torneio possível. É fantástico, porque provavelmente é uma das melhores organizações do mundo.
P - Em que momento, durante a final sentiu que ia ser o vencedor?
RN - Com a 5 1, 40 15. Esse é o sentimento. Mas quando você perde sete vezes, quando você está na Austrália têm 4 2, 30 15, backhand fácil para baixo da linha, isso fica em sua mente, não? Então, para quebrar este confronto sobre as sete derrotas você tem que estar muito focado o tempo todo, não?
Mesmo com o 5 1, antes do game, eu não sabia se ia ganhar. Eu sei que estava em uma posição muito boa para ganhar, mas sempre com humildade, com a calma porque tudo pode acontecer.
P - Você tem um monte de razões para estar feliz hoje. Qual é o maior motivo para você estar feliz? O fato de você bater Novak ou que você ganhou este torneio novamente?
RN - A primeira coisa para mim é eu ganhar Monte Carlo. Monte Carlo é o mais belo torneio de Masters 1000 para mim. Para iniciar a temporada de saibro vencer aqui é uma sensação incrível. Eu disse antes, mas este torneio é muito especial para mim. Essa é a primeira razão.
Segunda razão, o meu nível de tênis foi alto durante os últimos quatro jogos, desde a segunda rodada. Meu nível de tênis foi muito alto. Hoje, o primeiro set foi o maior momento durante toda a semana, não? Por essa razão, devo estar muito feliz.
Claro, por último ganhar de Novak na final depois de algumas derrotas é um resultado importante para mim.
P - Você teve que suportar um bom número de viradas nas recentes finais. Como é gratificante poder bater o número 1 do mundo e ganhar um destes troféus novamente psicologicamente até resto do ano?
RN - Claro, é importante, muito importante quebrar a (maré de derrotas). Então, é importante quebrar essa situação. É importante ganhar o torneio outra vez. Especialmente este torneio. Não é um torneio igual a outro. Quebrar essa situação, ganhando Masters 1000, um dos meus favoritos, tudo está perfeito hoje.
Amanhã será outro dia treinando em Barcelona para estar pronto para o torneio. Muito feliz por isso. A única coisa que pode me dar essa vitória aqui é a energia positiva para continuar trabalhando duro, para manter o meu melhor a cada dia.
Agora basta iniciar a temporada de saibro melhor do que possível, sem perder um set. Mas no próximo torneio, temos uma chave difícil em Barcelona, um monte de bons jogadores lá. Tem que estar pronto para isso. Eu tenho que tentar.
P - Você veio ao torneio um pouco preocupado com o seu joelho.Você se sente totalmente feliz com o joelho agora?
RN - Estou muito feliz porque o meu joelho não está me limitando em nenhum movimento. Eu posso correr com 100% de condições. A coisa mais importante. Eu ainda sinto um pouco. Você tem dor, mas você sente que você pode executar cada bola, a dor nunca é um problema. Hoje, essa é a situação, e estou muito feliz.
P - Você pretende treinar mais leve para as próximas semanas?
RN - Eu pretendo continuar praticando normalmente como sempre. Treinando normal, tentar estar pronto para a próxima semana. Vai ser uma semana importante para mim. Sempre jogar em Barcelona é um sentimento especial. Vou tentar treinar apenas pouco amanhã e um bom treino na terça-feira e tentar estar pronto para quarta-feira.
P - Seis em vitórias Roland Garros, oito vitórias em Monte Carlo, o que sobressai primeiro? Hoje, quando você quebrou Djokovic cinco vezes, ele nunca chegou ao empate. Como você explica isso?
RN - eu disse antes, se você quiser eu repito, mas meu saque funcionou bem.
P - Em seu saque.
RN - Ok, eu não entendi a pergunta.
Eu disse ontem na conferência de imprensa que eu tenho que devolver um pouco mais agressivo, eu tenho que devolver um pouco mais. Eu fiz. Eu fiz um retorno com backhand muito bom, muito longos. Depois disso, contra o seu forehand, tente não abrir muito a quadra. Quando você abre a quadra com ele, contra a maioria dos jogadores que estão em boa situação, mas contra ele não, porque ele é capaz de abrir-lhe mais tarde com o próximo golpe.
Portanto, tente acertar longo, mas mais para o meio. Então eu tentei ter o controle do ponto com o meu forehand. Entendi que ele não serviu perfeitamente, mas quando eu era capaz de devolver a bola, minhas devoluções era quase sempre muito boas , não?
P - Ontem você disse que era um pouco cedo demais para enfrentar Djokovic. Na verdade, não era muito cedo para enfrentá-lo.
RN - Finalmente não (sorrindo). Mas isso era o meu sentimento ontem. Eu não estou mentindo você. Eu lhe disse o que eu realmente sinto, não? Eu senti que eu joguei contra Simon pontos muito longos e eu me senti um pouco mais cansado que o habitual, porque eu não treinei muito a minha aptidão para as últimas três semanas. Esse foi o meu sentimento.
Mas hoje eu joguei agressivo. Eu tive poucos rallies longos. Mas ao mesmo tempo eu lhes digo a partida contra Wawrinka e Simon me ajudou a estar mais apto para os próximos jogos, porque jogar pontos longos, seu corpo faz melhor.
P - Você já tomou uma decisão se você quiser jogar a Copa Davis?
RN - Tem um monte de meses para jogar as semifinais da Copa Davis. Eu não posso pensar nisso tendo o torneio de Barcelona na próxima semana.
P - Você vai tomar a decisão mais tarde?
RN - eu vou tomar uma decisão. Meu corpo vai tomar a decisão. Eu estava pensando em jogar, talvez na segunda rodada contra a Áustria em casa, porque foi uma grande semana para me preparar para a temporada de saibro, praticando uma semana lá com os melhores jogadores. Mas o meu joelho disse não.
Eu não posso prever o futuro. Eu não sei como vai ser depois do US Open. Vamos dia após dia. Se toda a situação for para o caminho certo, espero estar lá. Mas depende de um monte de coisas.