- Ganha do seu primeiro rival “sério” no saibro
Nadal passa pelo “teste Wawrinka”
Não foi a partida mais brilhante de Rafa, mas hoje se tem que levar em conta a identidade do rival que tinha do outro lado da pista. Wawrinka é um jogador “top” no saibro e é um dos poucos que pode aguentar o espanhol no fundo da quadra.
Nadal saiu concentrado tentando jogar o truque mental que é sem dúvidas é o maior obstáculo do talentoso jogador suíço. O 0-7 em confrontos com o espanhol parece ser uma muralha demasiado alta para Wawrinka e Rafa saiu muito intenso para prejudicar ainda mais a moral do suíço.
Com um break no primeiro serviço de Wawrinka deixou claro que as coisas seguiam indo pelos mesmos caminhos. Sem brilho, mas com um saque firme, o espanhol foi ganhando seus serviços até um erro que podia ter custado muito caro.
Medo de ganar
Com 6-5 e 40-15 o suiço viu mais de perto que nunca poder roubar um set do espanhol e sofreu um curto-circuito que lhe custou o set. Nadal viu a abertura e ganhou o primeiro set por 7-5.
O segundo set começou tal e como se esperava. Um Wawrinka cabisbaixo após a oportunidade perdida voltou a presentear seu saque diante de um Nadal muito mais sólido. Pouco winner e muitos erros de um jogador suíço que se converteu em ‘escopeta de feria’. Rafa se focou em cometer poucos erros para fechar sua primeira grande participação na temporada no saibro. Agora se enfrentará com Simon nas semifinais.
Nadal derrota Wawrinka e jogará contra Simon nas semifinais
- O tenista espanhol venceu o suíço por 7-5 e 6-4. Seu rival na rodada das semi finais se desfez de Tsonga por um idêntico marcador.
O tenista espanhol venceu o suíço por 7-5 e 6-4 nas quartas de final do Masters 1.000 de Monte Carlo, e continua no caminho para conquistar seu oitavo título do torneio de Monaco.
Wawrinka que havia derrotado em suas três partidas anteriores a tantos outros rivais espanhóis. Feliciano López, Pablo Andujar e Nicolas Almagro, não pode com Nadal, su “bestia negra” na ATP. Com a partida de hoje, são oito vitórias para o espanhol e nenhuma para o suíço.
Rafa Nadal começou igual a sua partida contra o casaquistão Kukushkin, muito sólido e concentrado, o que o permitiu de colocar-se na frente por 2-0. Contudo, o suiço não veio a baixo e fez frente ao espanhol desde o fundo da pista, aguardando sua falha.
Mas o Nadal de hoje não tinha a mesma consistência dos partidos anteriores, e assim se paga diante de um jogador de classe e experiência de Wawrinka, que quebrou no oitavo jogo o serviço do espanhol e passou a liderar a partida por 5-4.
Foram momentos em que Nadal mostrou falta de confiança. No entanto, o suiço sentiu a pressão para vencer o primeiro set e começou a falhar, Nadal não desaproveitou a chance para se impor e ganhou o primeiro set por 7-5.
Wawrinka sentiu o resultado. Ele estaba na frente, jogando melhor e tinha tudo para ganhar o set e agora via que tinha que ganhar dois sets seguidos para poder chegar as semifinais e, além disso, estava jogando contra o numero dois do mundo, aquele que é rei há sete anos em Monte Carlo. Demasiado para o suiço.
Así Nadal volvió a romper el servicio de Wawrinka en el juego inicial de la segunda manga y aunque su juego seguía sin ser brillante, era lo suficiente para ir manteniendo su saque y sacar adelante el partido. Al final el tenista español firmó con un 6-4 su octava victoria ante el suizo, sin un juego espectacular pero sí lo suficientemente consistente para volver a pensar en un nuevo título en Montecarlo.
Assim Nadal voltou a quebrar o serviço de Wawrinka no jogo inicial do segundo set e mesmo sem ser brilhante, foi suficiente para ir mantendo o seu saque e seguir na partida. No final, o tenista espanhol confirmou com um 6-4 sua oitava vitória contra o suiço, sem fazer um jogo espetacular, mas suficiente para voltar a pensar em um novo título em Monte Carlo.
O Francês Gilles Simon será o rival de Rafa nas semifinais depois de ganhar a Tsonga pelo mesmo resultado que ganhou Nadal, 7-5 e 6-4.