sábado, 28 de abril de 2012

Artigo - El Pais.


Nadal impressiona



  • O balear enfrenta David Ferrer da reedição da final do ano passado em Barcelona



A final del Open Banc Sabadell será repetida.Jogando Rafael Nadal e David Ferrer não seria incomum. Estes dois são os melhores jogadores do mundo no saibro e vem demonstrando isso a bastante tempo. Nadal entrou no torneio de Barcelona após ser coroado  pela oitava vez consecutiva no torneio de Monte Carlo, um acontecimento difícil de repetir. E Ferrer ganhou oito de seus 14 títulos nesta superfície. Para os dois o torneio de Barcelona é muito especial: o balear joga em seu clube e aprecia particularmente a história da competição, o valenciano desde menino assistia aos jogos e queria seu nome na lista de honras um dia.


Ferrer alcançou as finais três vezes (2008, 2009 e 2011) e em três ocasiões Nadal arrebatou a coroa. Este ano, os dois se encontrarão novamente eo prognóstico é quase unânime: a história se repitirá. Mesmo o Ferrer mais otimista se mostra hesitante ao falar do resultado final. "Eu devo jogar muito agressivo e em 100%", ele diz, enquanto esboça um largo sorriso. "E ainda vai ser difícil de vener." E um pouco depois, ele acrescenta: "É o melhor da história neste tipo de piso e um dos melhores em tudo. Enquanto estiver jogando em um alto nível também pode perder. "


Nas semifinais os dois mostraram o seu melhor lado. Ferrer encontrou sérias dificuldades com o canadense Milos Raonic que levou a dois desempates (7-6, 7-6) em uma partida que foi encerrada sem qualquer quebra de saque. É difícil quebrar o Raonic, porque geralmente bate na bola com tanta força que normalmente atinge velocidades superiores a 200 km/h e  em certas ocasiões de 240 km/h. "Fazer uma quebra é muito difícil. Mas, além do saque tem um grande drive. Minha sorte foi que eu devolvi muito bem ... e me mantive sólido com meu saque", disse Ferrer. Mas aos 30 anos o valenciano é realista e sabe que seu último adversário em Barcelona chegou a seu nível mais alto ... o número um, embora seja agora dois.


Nadal se mostrou impressionante. "Acho que joguei o melhor set deste ano no saibro", disse o espanhol, pouco depois de ganhar 6-0 de Fernando Verdasco na primeira parte e terminar o jogo com um 6-4 no segundo. "Comecei a temporada de saibro como sonhei", disse Nadal. "A vitória em Monte Carlo,e agora a final em Barcelona . E sem perder um set. Mas eu sei que pra vencer David vou precisar jogar perfeito, porque é um daqueles jogadores que leva você até o limite. "


Em quadra, con tudo,  a amizade deles não vai condicionar a atitude de qualquer um. "Ambos daremos tudo, os dois buscarão a vitória", disse um Nadal reflexivo. "Eu não acho que a amizade é diluído em quadra, ao contrário, se David canta-me uma bola ruim não vou questionar, porque eu confio nele. E ele em mim. Isso demonstra a nossa amizade em quadra. Mas eu não vou dar-lhe qualquer coisa. No entanto, se perder para ele seria o rival que menos dano me faria, porque eu acho que ele merece ganhar este torneio." Ferrer ganhou apenas uma vez de Nadal no saibro, em Stuttgart em 2004. Nadal busca seu sétimo título no Open Banc Sabadell.


Link to original page here