Entrevista coletiva após Rafa anunciar que estava deixando o torneio por conta de problemas no joelho esquerdo.
P - Talvez você pudesse nos deixar a par da situação que está enfrentando. Supomos que seja o joelho. Você poderia nos contar o que aconteceu nos últimos dois dias?
RN - Oh, desde o começo do torneio eu venho tendo problemas, mas a coisa real está piorando a cada dia.
Assim, após a última partida, vi que a situação ia ser complicada para jogar hoje. Mas, como sempre, eu sempre acredito que as coisas podem melhorar.
Então eu esperei até hoje de manhã. Eu fiz vários tratamentos ontem, esperando, que pudesse me recuperar um pouco para hoje.
Mas eu não estou pronto para competir hoje. Eu estou muito triste pelos fãs. Sinto muito pelo torneio. Sinto muito por todos que estavam prontos para assistir ao jogo na televisão, pela televisão, para todo mundo. Mas eu não estou satisfeito. Eu não posso fazer outra coisa.
Eu não estou pronto para competir, e eu não posso ir à quadra e mentir para todos. Essa é a coisa hoje.
P - Você pode descrever o problema exatamente para nós? Você sabe o que é exatamente?
RN - Eu tenho problemas no joelho esquerdo. Eu não posso... tenho de ir ao médico, mas parece que não é nada realmente diferente do que acontece algumas vezes no passado.
Basta ir ao médico espero que amanhã, e esperamos que em poucos dias, com alguns dias de folga e com o tratamento certo, eu vou estar em condições adequadas para começar a treinar no saibro.
P - Porque é óbvio que você deseja se proteger da melhor forma possível para a temporada de saibro? Você diz que só ir lá fora e correr na quadra dura não vai ser nada bom em longo prazo?
RN - Sim, mas não. Sim, eu quero chegar ao saibro com as condições certas, mas eu quero chegar aqui com as condições certas. É por isso que eu descansei todo o mês de fevereiro.
Então, não pensei ‘não vou entrar em quadra hoje porque eu tenho a temporada de saibro’. Eu não estou indo em quadra hoje, porque eu não posso entrar em quadra hoje.
Não, não. Nada sobre a temporada das quadras de saibro. A temporada das quadras de saibro serão em duas semanas, mas este torneio é muito importante para mim, e me sinto muito triste ter que sair antes de um belo jogo para mim, semifinais contra Andy.
P - Qual é o seu cronograma no saibro? Quais são as chances de fazer mudanças agora?
RN – Nada muda. Mesmo que seja triste terminar dois torneios como estes, jogando duas semifinais é um bom resultado para mim.
Primeiro três torneios do ano jogar a final e duas semifinais em torneios muito difíceis, de modo que é a única coisa positiva que permanece em minha mente, jogando um bom tênis. É verdade que o último dia eu não joguei um bom tênis, mas meu joelho não está pronto para jogar um bom tênis.

P – Quão preocupante é ver a mesma coisa acontecer novamente no joelho quando você pensou que havia corrigido?
RN - Menos do que se fosse uma coisa nova, porque algo que aconteceu no passado, eu sei o que fazer para melhorar rapidamente, e é isso que vamos tentar.
P - Então, onde você está indo agora? Onde você vai a partir daqui? Você está voltando para Mallorca?
RN - Eu não sei ainda. Eu tenho que verificar algumas coisas. Eu quero ir visitar o médico, e eu não sei se serei capaz de fazer, vou tentar fazer o mais rápido possível, para tentar voltar as quadra o mais rápido possível também.
P - Você teve algum problema no fim de seu treinamento em fevereiro? Quando você foi para Indian Wells, tudo estava ok?
RN - Eu comecei a sentir um pouco em Mallorca. Mas não, todo mundo ou quase todo mundo tem dor quando você está jogando neste nível elevado de competição, não?
A verdade é que em Indian Wells tive... Eu comecei a ter problemas no joelho antes de Indian Wells, e Indian Wells eu tive problemas no joelho. Mas esse problema, não me limitou a jogar a 100%.
Então, eu joguei em Indian Wells com as condições normais, a jogar em boa forma física e tudo mais. Aqui é diferente.
P - É descrito como tendinite ou algo mais?
RN - É. Mas os tendões estão muito melhores hoje do que há três anos. Os tratamentos funcionaram fantasticamente.
Mesmo hoje, com um joelho muito ruim e os últimos dois dias foram difíceis para mim, mas algo positivo o tendão melhorou muito nos últimos dois anos.
Eu estou mais saudável com os dois tendões agora. Assim, os tratamentos estão funcionando bem. Em 2009 eu realmente competi, mas competi em condições muito ruins várias vezes. Para os últimos dois anos, 2010, 2011, eu fui capaz de competir em condições perfeitas durante quase todo o ano.
Por isso é sempre fantástico quando isso acontece. Este ano comecei bem, sem problemas. Hoje é uma má notícia, mas isso é o esporte. Não podemos esperar jogar tanto como nós jogamos, ser perfeito todos os dias da nossa vida.
Hoje foi minha vez. Todo mundo tem problemas, e eu vou estar trabalhando duro para voltar novamente pra quadra e jogar o meu melhor em Monte Carlo.
P - Você sempre jogou com várias lesões. Você é mais cauteloso agora? Porque você sempre jogou com.. eu me lembro do Us Open quando você tinha outra coisa. Você está mais cauteloso agora?
RN - Não, não, eu sempre tento o meu melhor. Mas hoje eu sinto que eu não estou pronto para competir, não? O começo é sempre difícil. Eu tentei no US Open por exemplo em 2009, mas tive uma grande ruptura do abdomem no final do US Open.
Então, depois de US Open eu tive que parar por um mês e meio sem competição. Então eu não posso repetir os erros do passado, mas isso não significa que eu tenho mais medo de jogar com dores ou não.
Eu tento o meu melhor em cada momento de dor, sem dor, mas quando vejo como está a situação e eu não posso, não posso. É isso aí.