Bomba, bomba!!! Rafael Nadal está sob investigação!!!
Esse foi o destaque da imprensa mundial nesta quinta-feira e você, meu caro amigo, foi envolvido no golpe mais antigo do mundo.
Pra quem ainda não me conhece, esta que vos escreve é esse fantasminha com olhar de peixe morto da foto ao lado. E, me sinto no dever de esclarecer a mais nova notícia sensacionalista.
Vamos começar a colocar o pingo nos "is"? Eu já esperava por esse tipo de reação da imprensa esportiva, porque Rafael Nadal cutucou a onça com vara curta quando decidiu não participar do Torneio de Queen´s. Quando ele fez o anúncio, a imprensa tanto instigou, que a maior estrela, até então do ATP de Queen´s, teve que assumir que um dos motivos seria os altos impostos londrinos. Ora, meu caro Watson, não é preciso ser Sherlock Holmes para prever que essa declaração custaria a Rafa, pois ligue os pontos comigo: imaginem a impressão que a cidade que sediará as Olímpiadas de 2012 passa aos patrocinadores quando um dos atletas mais respeitados do mundo declara que não jogará um torneio por causa dos altos impostos.
A imprensa londrina não ficou feliz em perder a maior atração do torneio de Queen´s, que esse ano terá que se contentar com a ilustre presença de Andy Murray!
Continuando a explicação: ser investigado é a coisa mais normal do mundo e isso quem fala é uma pessoa que trabalha diariamente com investigação. Ser investigado não significa ser culpado, ser criminoso, ser autuado; significa ser cidadão. Todo dia somos investigados e muitas vezes nem sabemos. Quando enviamos nossa Declaração de Imposto de Renda, estamos sendo investigados; quando recebemos a visita de agentes de saúde em nossas residências estamos sendo investigados; e, em inúmeras situações que o meu sigilo profissional não permite mencionar. Então, ninguém é imune a uma investigação, nem você que lê esse post.
Sim, Rafael Nadal está sendo investigado por evasão de divisas e tenho certeza que ele não perdeu um minuto de seu precioso sono por isso. Sou bacharel em Direito e afirmo categoricamente: Rafael Nadal teria mil maneiras de esconder seu patrimônio, evadir divisas ou sonegar impostos, desde que ele mantivesse uma residência fixa em um paraíso fiscal. Rafa poderia estar residindo em Monte Carlo, Mônaco ou na Suíça, mas ele continua na sua humilde casinha em Mallorca. Por isso é impossível que ele sonegue impostos ou pratique evasão de divisas, como outros amigos que trocam seus países por residências em paraísos fiscais (Não preciso nem citar nomes!).
Então, prolongar, divulgar e debater essa picuinha montada pela imprensa seria não só uma demonstração de raiva gratuita a Rafael Nadal, mas sim uma demonstração de total ignorância sobre os conceitos de Investigação e Evasão de Divisas. Por isso, vamos encerrar o assunto por aqui que eu tenho indivíduos de alta periculosidade para investigar!