segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

El mundo - Post 06 (Australian Open 2012)


1. Letizia Ruiz:
Oi Rafa, que pena que você não pode vencer após ter levado o primeiro set. O que você tem melhorado desde as finais de Wimbledon e US Open para levar a partida para o quinto set e ter a opção de ter ganhado a partida? Para mim você é o melhor.

Nadal:
Muito obrigado! Eu acho que o jogo foi muito bom e nós dois tivemos nossas oportunidades. Depois de sofrer no quarto set eu poderia virar a partida, mas não pude. De qualquer maneira, estou com bons sentimentos porque meu jogo melhorou.



2.Miguel Sanchez:
Partida espetacular contra Djokovic. Você é grande! Minha pergunta é sobre a mudança de sua raquete: quanto é a parte de culpa do peso adicionado no seu grande jogo? Parabéns fenômeno.

Nadal:
Não acredito muito, mas penso que ajuda, especialmente, no momento de ser agressivo no jogo. Mas eu já disse que isto é questão de tempo e adaptação.



3.María Gómez:
Parabéns Rafa pelo excelente torneio que você jogou na Austrália, embora você não ter vencido. E agora, você jogará Rotterdam como de costume e descansará até Miami? Muito obrigada pelos bons momentos que você nós faz passar.

Nadal:
Não, eu não vou jogar Rotterdam. Meu próximo torneio é Indian Wells e depois Miami. Obrigado por estar torcendo.



4. Alicia Manrique Ruiz:
Oi Rafa. Gostaria de lhe perguntar sobre o tênis feminino. Você segue o circuito? O que você acha das jogadoras espanholas? Você acha que em breve elas voltaram a conquistar grandes torneios como Arantxa e Conchita? Obrigada por tudo, campeão!

Nadal:
Sim, eu sigo o circuito. Espero que em breve as espanholas voltem a dar alegrias ao tênis espanhol. Está claro que Está claro que Arantxa e Conchita estiveram no top mais alto do ranking.



5. Niamh Kearney:
Oi Rafa! Primeiramente, me desculpe, eu não falo espanhol fluentemente...meu noivo é de Mallorca e agora está me ensinando espanhol, mas infelizmente, não sou uma boa estudante! Muito obrigada por responder as nossas perguntas, Rafa. Você é muito gentil. Você gosta quando o publico faz onda nos estádios, durante as partidas de tênis, como em sua partida contra Federer? Meus melhores votos para você.

Nadal:
Sim, eu acredito que está certo que o público se divirta. Com certeza. Coragem com o seu espanhol, ele parece muito bom escrito assim.



6. Esther Guarinos:
Oi Rafa! Eu sempre me pergunto se quando você está na quadra jogando concentrado você está ciente do que se passa ao redor, por exemplo o que o público grita, ou não, você não houve mais nada do que se passa na quadra. E já que estamos aqui, na sua opinião, em qual torneio o público é melhor e qual o pior? Obrigada por todos os momentos incríveis que você nos faz passar com seus jogos. Você é um orgulho para a Espanha.

Nadal:
Sim, nos damos conta, enquanto estamos concentrados no jogo. Não podemos ver tudo, mas estamos cientes das reações gerais do público. Nos EUA o público é muito diferente do de Wimbledon, por exemplo. Nem melhor nem pior, apenas diferente.



7. David Perez:
Oi gênio! O que mais me surpreende em você é que depois de estar jogando toda a partida no nível 9 você é capaz de aumentar seu nível para 10, para poder ganhar desses grandes atletas que estão no Top Ten. Minha pergunta: ao contrário de Djokovic e Federer por que você só usa a esquerda? Sorte para toda a temporada.

Nadal:
Usei ontem e acho que tive 50% de êxito. As esquerdas são um bom golpe se o adversário está longe da linha e precisamente Djokovic e Federer são aqueles que jogam mais dentro da quadra, por isso é difícil para eles fazerem a esquerda.



8. David Ballestrino Valverde:
Você estaria de acordo em voltar a reutilizar as superfícies abandonadas nas últimas décadas, como Har-Tru, a terra verde (e rápida) em que se chegou a ser usada para jogar no US Open? Alguma vez você já experimentou? Eu gostaria de saber a sua opinião. 

Nadal:
Sou a favor as superfícies mais naturais e, portanto, mais saudáveis e melhores para o corpo do atleta. Essas superfícies de cimento são bastante prejudiciais.



9. Sergio Arana:
Oi Rafa! Você já reparou que correr menos km durante o decorrer da partida? Acredito que é a parte de êxito de Djokovic e Federer, correm menos e estão mais dentro da quadra às vezes requerem ao bate pronto. Sorte e honra de ter um espanhol de referência como você.

Nadal:
Muito obrigado por suas amáveis palavras. Está claro que essa é a ideia, para tentar correr menos e dominar mais. Mas é difícil e fazer, mas fácil de pensá-lo.



10. Marcis Núñez Toledo:
Oi Rafa! Você acha que existe muita diferença entre os quatro primeiros do ranking e o resto para que leve o mesmo tanto de tempo nessas posições?

Nadal:
No momento parece que sim, mas na realidade não é assim. Você tem que olhar para o nível daqueles que estão atrás de você, o que é muito grande. Um exemplo que temos é Del Potro, Berdych e, acima de tudo, Ferrer, que estão lá e podem vencer qualquer um.