quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Nadal 2010 versus Nadal 2011


"Especialmente em situações difíceis"
Nadal acredita que o Nadal de 2010 "tinha algo mais especial"
Nadal afirmou em Xangai que o Nadal de 2010 foi "um pouco mais especial do que o Nadal de 2011, especialmente em situações complicadas."
Ele também admitiu que há trabalho a fazer se ele quiser voltar para o nível do ano passado quando ganhou Roland Garros, Wimbledon e o U. S. Open, depois de sofrer a sétima derrota em uma final nesta temporada em Tóquio contra Britânico Andy Murray. Lembrou também que deve melhorar substancialmente o seu saque para sobreviver nos torneios.
"Ganhar ou perder depende, por vezes, apenas de pequenos detalhes", disse Nadal referindo-se às finais perdidas para o sérvio Novak Djokovic em Wimbledon deste ano e no U. S. Open.
"Provavelmente essas pequenas coisas eu fiz no ano passado melhor do que nesse. É difícil ganhar grandes jogos e este ano eu perdi um monte de finais, sete das dez ", lembrou.
Nadal não concorda com a teoria de Murray de que o nível do tênis dos homens, especialmente dos tops, tenha aumentado nesta temporada. "Acho que está muito semelhante a temporada passada", disse Rafa. "Ou então, eu e Roger somos um pouco piores agora", disse ele.
"Joguei pior do que no ano passado. Eu estava mais consistente, neste joguei um pouco pior. Roger por sua vez, jogou bem, mas perdeu alguns jogos que no passado não deixaria escapar ", admitiu.
Nadal reflete sobre as derrotas nesta temporada, e considerando que tem 25 anos disse que algumas coisas deve melhorar se não quer que a mesma coisa aconteça em 2012.
"Sem as melhorias a cada ano mais e mais, suas chances são menores. Lembre-se que esta é a minha sétima temporada no circuito, e sou o número dois. Isso aconteceu porque eu me mantive em perfeitas condições mentais ao longo dos anos, e porque eu sempre tentei melhorar e jogar melhor e melhor. Este é o objetivo e o que devo fazer se eu quiser me manter aqui por um longo tempo ", disse ele.
"Eu acho que tudo é parte de uma transição em sua carreira. Não posso esperar ter o toque perfeito o tempo todo. Eu fiz muito bem este ano, talvez não perfeito, porque perdi alguns jogos importantes. O que eu tenho claro em minha mente é que eu tenho entusiasmo suficiente para me manter treinando forte e motivado o suficiente para tentar encontrar as melhores soluções para ser um melhor jogador no próximo ano ", acrescentou.
"Este ano, Djokovic venceu inúmeros torneios, três Grand Slams e não tem perdido jogos. Eu não acho que ele mudou, seu jogo é incrível. Conseguiu fazer algumas coisas melhores do que em outras temporadas, e  tem sido tão bem-sucedido nisso. E é isso que eu tento ", disse Nadal.
Fonte: IB3 Television