sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Coletiva de Imprensa - Xangai 2011

Rafael Nadal versus Florian Mayer


P. Florian é um jogador pouco ortodoxo. Você achou que parte do jogo dele difícil hoje à noite? Ele não é como a maioria dos jogadores.
RAFAEL NADAL: Ele joga muito bem. Isso é verdade. Ele jogou muito bem. Eu não. Senti que não estava jogando mal da linha de base. Mas a minha devolução, quando ele estava sacando o primeiro serviço, foi terrível, esta noite. Eu só ganhei quatro pontos no jogo todo no primeiro saque dele. Então, não posso esperar vencer uma partida quando o adversário está jogando bem, está sacando bem, está fazendo um saque-voleio muito bom, devolvendo, e só ganhando quatro pontos, com devolução do primeiro saque, não? Parabéns pra ele.Para mim, hoje é um dia decepcionante. Eu senti que eu fiz tudo certo. Eu estava na linha certa desde a semana antes do Aberto dos EUA. Acho que eu estava fazendo tudo certo, treinando com boa motivação, treinando assim em geral. Eu tive um bom resultado no Aberto dos EUA. Eu tive um bom resultado na semana passada. Hoje foi duro perder, essa é a verdade. Apenas o parabenizo e pronto. Para mim, hoje, é difícil dizer as coisas mais porque eu senti que eu estava fazendo tudo certo antes do torneio. Não foi o meu dia. Eu estou fora do torneio. Eu vou trabalhar duro para o próximo torneio.
P. Você poderia comparar com a perda do ano passado na mesma fase do torneio ou é muito diferente?
RAFAEL NADAL: Contra Melzer?
P. Sim.
RAFAEL NADAL: Não há comparação. No ano passado eu estava muito cansado. Eu vim aqui com pouca motivação, porque sempre quero jogar bem, sempre que eu quero ter um bom resultado, mas eu vim para este torneio com um sentimento diferente. Este ano eu vim para este torneio com um sentimento positivo, achando que eu estava fazendo as coisas certas. No ano passado eu vim aqui e me senti muito cansado. Eu não me sentia pronto para competir no meu melhor nível. Dessa vez eu não me senti assim. É uma oportunidade perdida para mim. Para estar no topo, para ganhar torneios, que não acontecem muitas vezes, você não pode perder estas oportunidades. Hoje eu senti que perdi uma oportunidade de ter um torneio fantástico aqui, e essa é a parte negativa. Se eu estivesse jogando mal e perdido, tudo bem. Mas meu sentimento é que eu estava jogando muito bem antes do torneio. É por essa razão que a derrota é mais difícil. Mas isso é o esporte. Você ganha, você perde. Isso faz parte do jogo. Que é o que torna o jogo interessante para todos. Apenas aceitar a derrota, aceitar que eu tenho que continuar trabalhando com a mesma linha para os próximos dois ou três meses, para a próxima temporada, e espero que eu possa começar a próxima temporada com mais poder, com algumas coisas melhor. Acho que estou no caminho certo. Mas hoje tive uma pequena ruptura.
P. Antes da próxima temporada, você ainda tem três enormes eventos nesta temporada. Você não vai jogar nada entre agora e Paris? Paris, Londres, Sevilha?
RAFAEL NADAL: Eu espero que sim. Espero que sim. Eu não sei nada sobre meu calendário ainda. A temporada é muito longa para mim. Muito positiva a temporada, mas continua longa para mim. Este tipo de derrota me afeta. É normal. Hoje não é o melhor dia para pensar sobre o resto da temporada. Hoje é o melhor dia para jogar golfe na manhã seguinte, ter um pouco pouco de descanso. Acho que não preciso descansar agora, mas é sempre positivo ter uma semana de folga. Isso é o que eu vou fazer, ter uma semana de folga, continuar treinando da mesma forma que eu estava fazendo antes deste evento, para tentar estar pronto para Paris, para Londres. Isso é o que eu vou fazer.
P. Uma pergunta sobre a programação do próximo ano. Você pode nos dizer sobre suas razões para não jogar no ano que vem Queen´s e quanto isso tem a ver com a legislação fiscal do Reino Unido, a quantidade de dinheiro que se perde de seus endossos?
RAFAEL NADAL: Primeira coisa, Queen´s é um torneio fantástico, mas não é o único naquela semana. Eu não joguei na Alemanha nos últimos três anos. Eu gosto de jogar em todos os torneios, quando eles realmente me querem lá. Nos últimos quatro anos, eu joguei em Queen´s. Então pensamos que é o momento certo para mudar. Eu não estou mudando porque Halle está me pagando mais dinheiro que Queen´s. Essa não é a razão. Mas é verdade que o regime fiscal do Reino Unido está complicando um monte de coisas, porque para ir a Londres e jogar Queen´s, o problema não é vencer, o problema é que eu posso perder dinheiro, porque eu vou lá, eu jogo por uma semana, eles levam todo o dinheiro de meus patrocinadores. Isso é muito. Eu vou jogar em Wimbledon. Eu vou jogar no World Tour Finals. Portanto, são muitas semanas, um monte de imposto. Está sendo cada vez mais complicado jogar no Reino Unido nestes momentos.Mas a verdade é que Halle é um torneio fantástico, e eles realmente me querem lá por muito tempo. Eu terminei o meu contrato com Queen´s. Assim, a razão pela qual você tem que prestar atenção que não é apenas o problema fiscal. Joguei em Queen´s nos últimos quatro anos com esse regime de tributação, por isso não é só isso, não só por isso. Eu gosto de jogar em todos os torneios da turnê, quando eles realmente me querem. Fui a Bankok no ano passado. Agora eu vou estar em Halle. Isso é bom. Eu vou estar em Wimbledon para jogar e eu vou estar no World Tour Finals para jogar, então Londres não está fora de cogitação pra mim. Mas com certeza eu amo Queen´s.
P. Vamos voltar ao jogo desta noite. Obviamente, você estava tão afiado ontem, pode ser um pouco cedo, mas há um momento em que você pode localizar onde o jogo não estava certo?
RAFAEL NADAL: Desde o início, eu sentia que ele estava fazendo um monte de coisas realmente bem quando ele estava sacando. Ele colocou todas as vezes bolas em situações muito complicadas para mim. Mas falando sério, desde o início eu me sentia jogando bem, também. Então eu não estava realmente preocupado, porque eu estava feliz com a forma como eu estava jogando. Mas quando o jogo foi chegando e chegando, eu senti que não era capaz de devolver bem o primeiro serviço. Jogando contra um jogador que está indo muito bem, o saque e voleio, que está terminando as bolas e os pontos muito facilmente e com muita confiança, se você não for capaz de devolver o primeiro saque e, colocar a bola dentro, é muita pressão para o resto dos pontos. Devolvi bem no segundo saque. Eu fiz bem quando ele estava sacando o segundo saque. Mas ele sacou com uma grande porcentagem de primeiros serviços e foi muita pressão para mim quando eu estava sacando. Mas para mim o erro, o erro realmente grande, foi no segundo game do segundo set. Estava 0- 30. Tive 0-30 e dois pontos com segundo saque. Quando o adversário está jogando bem, você tem que converter essas oportunidades. Eu tive o erro na devolução e ele fez 15-30, depois devolvi mais curto do que o resto dos pontos com meu forehand. Então, isso é esporte. Ele fez melhor do que eu. Eu estou fora. Ele vai jogar amanhã. Isto é tudo.
P. De volta à questão tributária no Reino Unido. O ATP World Tour Finals será em Londres por mais dois anos. Depois disso, você acha que os melhores jogadores vão talvez pensar que não vão querer fazer outros negócios para Londres por causa da situação fiscal?
RAFAEL NADAL: O que você quer ouvir?
P. Eu quero ouvir o que você pensa.
RAFAEL NADAL: Eu acredito, eu acredito no meu coração, há um evento fantástico. Multidão, casa cheia em todos os jogos. Estádio fantástico. Mas Londres não é a única cidade no mundo. É verdade, é realmente difícil o que está acontecendo hoje no Reino Unido com o imposto. Há muitas coisas realmente positivas. Essa coisa é provavelmente muito negativa. Então, se essa mudança ocorrer, as chances de continuar a ter o ATP World Tour Finals em Londres, vai ser muito, muito alta.
P. Ontem você reclamou da bola. Como você se sente hoje? A mesma sensação de ontem?
RAFAEL NADAL: Eu gosto de ter comentários sobre coisas como a bola quando estou ganhando, não quando eu estou perdendo. Eu disse o que tinha a dizer ontem. Hoje não é o dia certo.