sábado, 17 de setembro de 2011

10 anos de sucesso, títulos, superação e muita humildade. Parabéns Rafa Nadal!


Rafael Nadal, o tenista que há 10 anos conquistou ATP com sua juventude. 


O tenista espanhol Rafael Nadal, está prestes a completar 10 anos que marcou seus primeiros pontos na ATP. Em 17 de setembro de 2001, o garoto de Manacor, venceu a primeira rodada no Challenger Copa de Sevilha, com apenas 15 anos. 

Embora Nadal depois tenha caido na segunda rodada contra StefanoGalvani da Itália, a participação de tenista jovem em Sevilha, a convite da organização, incluída pela primeira vez no ranking ATP, ranking 1,002, além de um prêmio de US $ 650. Seus primeiros pontos vieram após oito meses de combates nas fases preliminares de torneios chamados de "satélites". 

Depois de Sevilha, o espanhol deixou de participar das difíceis etapas prévias do circuito da ATP, ou porque a organização lhe dava um "wild card" ou sua lista, o que o propiciou a somar mais pontos até o final do ano. 

Em 2001, Nadal terminou em 810º com 11 pontos em uma temporada em que Lleyton Hewitt liderou a lista da ATP seguido pelo brasileiro Gustavo Kuerten, sendo Juan Carlos Ferrero o melhor espanhol a 5º posição. 

Um ano depois, o jovem tenista novamente provou o seu valor na primeira rodada do Torneio de Mallorca, sua terra natal, batendo Ramon Delgado do Paraguai, 10 anos mais velho que ele e o número 81do mundo, tornando-se o jogador mais jovem a vencer um jogo oficial da ATP. 

Nesse mesmo ano, Nadal jogou seu único Grand Slam como junior em Wimbledon, onde se colocou nas semifinais. Desde então, a carreira do espanhol estava em ascensão. 

Em 2003 ele ganhou o Prêmio de o novato do Ano da ATP, bem como o melhor jogador de 2008, o ano também foi premiado com o Prêmio Príncipe das Astúrias para o esporte. 

Até à data Nadal acrescentou 46 títulos individuais, sendo 10 emGrand Slam, 590 vitórias 123 derrotas. Em 2008, Rafa chegou ao topo do ranking mundial. 

O ano passado foi uma temporada de sonho para os espanhol que completou sua coleção de quatro Grand Slams (Austrália,Roland Garros, Wimbledon e os EUA). 

Nesta sexta-feira, o garoto Manacor deu o primeiro ponto à equipe espanhola na semifinal da Copa Davis contra a França, derrotando Richard Gasquet em dois sets 6-3, 6-0, 6-1, sobre a superfície de saibro onde é rei. 

Nadal só ganhou um Grand Slam nesta temporada, o Aberto da França. Mas achegou as finais de Wimbledon e US Open. 

Parabéns Rafa. Definitivamente você nasceu pra brilhar!!

Fonte: CNN México