sábado, 27 de agosto de 2011

Relembrando esse momento especial que foi O Príncipe das Astúrias 2008

Eu estava aqui pensando sozinha sobre toda a história do Rafa e em todas as suas conquistas, todas são importantes, mas se lembrarmos as palavras de Ingrid Betancourt na cerimônia de entrega do Príncipe das Austúrias...


"...assim em muitos momentos do longo tempo em que estive em cativeiro. Rafael Nadal, por exemplo ... O segui nas quadras de Roland Garros, segui-lo como ele cresceu com as transmissões ao vivo que a Radio France fazia a cada verão. E mesmo que eu gostava de seu sucesso cada vez maior, eu estava frustradas porque eu não podia ver suas vitórias. Estar aqui, hoje, vê-lo, é como se estivesse fechando um círculo. É como terminar um encontro com a vida de tal maneira maravilhosa ".


... Eu considero esse momento, não só o prêmio, mas esse momento o mais importante que eu pude acompanhar. 
Eu lembro que eu estava em casa trocando de canal e parei no canal da TVE justamente quando começava a transmissão da chegada do vencedores do prêmio. 
E eu me lembro que quando Rafa ganhou eu fiquei bastante decepcionada por ele não ter feito nem um discurso.
Mas quando você ouve o discurso de Ingrid Betancourt não tem como você pensar "Melhor não poderia ter sido" 
Não é só importante, é emocionante ouvir alguém com a história dessa mulher falar falar que Rafael Nadal teve um significado na sua história, entre tantos nomes importantes, tantas pessoas que ela leu, ouviu e conheceu no tempo em que foi mantida em cativeiro pelas FARC. Pessoas que dividiram fisicamente com ela toda essa história , e entre tudo isso ela se lembra de Rafael Nadal, não foi porque ele estava ali sentado ao lado dela, não foi porque ela estava na Espanha e ele é o ídolo espanhol, ela não tinha necessidade disso.
E uma mulher inteligente e que passou o que ela passou não soltaria lindos verbos se essa pessoa realmente não fosse importante. 
Naquele ano ele havia ganho Roland Garros pela 4º vez, a medalha de Ouro em Pequim, Wimbledon e conquistando o posto de Nº1 do tênis.
Esse ano Rafa perdeu o Nº1, perdeu Wimbledon, não teve Olimpíadas, mas conquistou Roland Garros pela 6º vez, mas tem gente que acha que tá tudo ruim.  
Não basta ser Nº1, não basta ser campeão em Wimbledon, ter uma medalha de ouro pendurada na parede e não basta ser campeão de Roland Garros se você não for especial. Muitos conseguiram isso... Mas só Rafael Nadal tem essa magia  pra encantar e ser assim ÚNICO.   

É por isso, e por tantas outras coisas, que eu tenho orgulho desse espanhol. E é por isso que não podemos virar as costas pra ele só porque ele perdeu hoje e amanhã, ele é especial e veio nesse mundo pra nos deixar orgulhosos. 

Eu serei Rafa Nadal sempre!





"Receber o Príncipe de Asturias com certeza é a maior coisa
que pode me acontecer fora das quadras. Só tenho a agradecer ao
júri que me escolheu. Para mim, é uma grande satisfação e uma
honra receber algo assim"



"Rafael Nadal é um esportista exemplar. Tanto na vitória
quanto nas raríssimas vezes em que perde, é um grande
esportista. É particularmente impecável a sua reação nas
vitórias mais importantes e o modo como destaca o trabalho de
seus oponentes", disse Samaranch.