Bolas mais lentas ao impedem Rafael Nadal de vencer em monte Carlo.
Sete Monte Carlos. As pessoas realmente não sabem a dificuldade de conseguir um feito tão enorme, mas isso é Rafa Nadal, ele é tão especial que ele torna as coisas difíceis fáceis. Embora esta vitória possa parecer mais uma, quero enfatizar que há uma diferença entre o ano passado, porque as bolas foram alteradas. Algumas pessoas podem pensar "quem se importa", mas isso é muito importante, e por esta razão o triunfo de Rafa tem um mérito ainda mais.
O ano passado o torneio foi disputado com uma bola muito mais viva, que é a bola que o time espanhol escolhe sempre para os confrontos da Copa Davis, pois o saltoganha muito efeito, por essa razão é que é a bola preferida dos espanhóis, e especialmente para o Rafa. Com esta bola, seus golpes complicados são quase impossíveis de defender. Nesta edição do torneio, a bola estava muito mais lenta e não tinha o mesmo efeito. Pudemos ver isso na semifinal contra Murray, em alguns momentos parecia que Nadal não conseguia dominá-la, ele até parecia desamparado em alguns momentos, mas, felizmente, o Rafa é fisicamente muito superior e, assim, ele acabou ganhando o jogo de qualquer maneira. Os próximos torneios também serão jogados com estas bolas, e com certeza os jogos vão ficar ainda mais apertados.
Tenho que salientar que a organização de Roland Garros também mudou a marca das bolas do torneio para uma marca francesa, que não tem experiência em bolas de tênis. Não se sabe como essas bolas novas serão, mas certamente não irá beneficiar os espanhóis..
Tive a sorte de estar em Montecarlo na quinta e na sexta-feira, e Rafa me disse:
“Eu treinei muito mal, mas assim que começar a jogar vou me sentir melhor.”
Então eu vi seu jogo contra Nieminen e lhe garanto que o nível de Rafa na competição é sensacional, sem brechas, ele tem uma enorme presença, mas também um jogo tremendo. Nieminen, que é um bom jogador, parecia uma marionete que se esqueceu como jogar, principalmente devido ao magnetismo e presença de seu rival. Eu ainda acho que o Rafa continua melhorando em todos os aspectos técnicos, mas ainda mais na área mental, emocional e espiritual, por essa razão que ele mantém com a aspiração de conseguir mais.
Eu falei muito sobre Nadal como um jogador, mas eu quero lhe agradecer por ser como é, por tudo o que ele nos dá, eu quero agradecer-lhe o grande favor que ele faz para mim vir para o Fórum que a minha Fundação organiza na segunda-feira, 2 de maio, um dia antes de sua estréia em Madri, onde ele vai nos dizer como ele vê o seu próprio sucesso e por isso ele acha que brilhou mais do que outros em uma idade muito jovem. Rafa será acompanhado por Kun Agüero e Alberto Ruiz-Gallardón, outros dois jovens vencedores. Este é o lado que faz com que Rafa tão especial, uma pessoa que é capaz de devolver ao esporte, tanto quanto o esporte tem lhe dado.
Também parabéns para David Ferrer. Esta final, seu melhor resultado, é um grande sucesso. Como Rafa disse após o jogo, ele merece ganhar um torneio grande, mas ele teve a infelicidade de coincidir com o Rafa. Para David certeza que vai continuar a trabalhar duro e esperar pela sua oportunidade, e quando vier ele vai tirar vantagem disso.
Parabéns Rafa e David,
Emilio Sánchez Vicario
...
Emilio Sanchez é ex-tenista e ex-treinados da Armada espanhola.
Parabéns Rafa e David,
Emilio Sánchez Vicario
...
Emilio Sanchez é ex-tenista e ex-treinados da Armada espanhola.
